AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES NUTRIDOS E DESNUTRIDOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE TERESINA – PIAUÍ.
Palavras-chave:
Educação Física, Estado Nutricional, Desempenho Escolar, AvaliaçãoResumo
Considerando a importância da educação física escolar como disciplina que favorece ao educando o desenvolvimento dos domínios cognitivo, motor e afetivo, a aquisição de habilidades corporais e maior interação social, avalia-se o desempenho escolar nas aulas de educação física, através de aspectos educacionais e da aptidão física relacionada à saúde, em escolares nutridos e desnutridos de escolas municipais rurais de Teresina - Piauí. Dentre as 10 escolas municipais rurais, com ensino fundamental de 1a à 8a série, são selecionadas, aleatoriamente, quatro estabelecimentos de ensino. Em se tratando da seleção dos adolescentes, recorre-se à amostra não probabilística por voluntários, totalizando 183 estudantes (98 meninos e 85 meninas), com idade variando entre 13 a 15 anos e com participação efetiva nas aulas de educação física. No que concerne aos aspectos educacionais, são avaliados os critérios interesse e participação nas referidas aulas. Quanto à avaliação da aptidão física relacionada à saúde, os dados coletados referemse aos componentes: força/ resistência muscular; resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. O estado nutricional é determinado através do critério antropométrico, ou seja, medidas de peso e altura correlacionadas com a idade, adotando-se, para tanto, dois índices antropométricos, recomendados pela Organização Mundial da Saúde: (a) índice altura/idade, sensível a processos crônicos de desnutrição; (b) índice de massa corporal/idade, sensível a processos agudos de desnutrição. Os dados encontrados evidenciam a prevalência de 30,61% de meninos e 30,58% de meninas, como portadores de desnutrição, entre a amostra estudada, com maior incidência de desnutrição crônica. Embora o nível de participação não apresente diferenças significativas, os demais resultados dos escolares nutridos, em ambos os sexos, são significativamente superiores aos dos desnutridos, nas medidas peso e altura, no aspecto interesse e em quase todos os componentes da aptidão física, exceto na flexibilidade para o sexo feminino. Em termos gerais, a análise dos resultados permite inferir que a desnutrição protéico-energética exerce influência negativa no desempenho escolar nas aulas de educação física.
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