A PESSOA SURDA E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • RENATA RAZUCK Universidade de Brasília
  • MARIA CARMEN V. R. TACCA Instituto Psicologia
  • ELIZABETH TUNES Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Aprendizagem, Escolarização, Sur­dez, Diversidade, DesenvolvimentoHumano

Resumo

O artigo propõe­se a discutir os processos de escola­ rização e aprendizagem de alunos surdos que che­ gam às escolas regulares tendo em vista o movimento da educação inclusiva. Faz uma crítica ao conceito de dificuldades de aprendizagem e de deficiência, tendo como base a perspectiva histórico­cultural e os funda­ mentos da defectologia de Vigotski. Nessa aborda­ gem introduz a idéia do desenvolvimento atípico como expressão da diversidade, propondo que as leis de qualquer desenvolvimento são as mesmas para qual­ quer pessoa, ou seja, apóia­se no princípio das rela­ ções sociais como definidoras do ser humano. Anali­ sa que os processos de aprendizagem e de escolari­ zação das crianças surdas não alcançam o sucesso esperado pelo fato de que elas são introduzidas no mundo da linguagem e da comunicação pela Língua de Sinais (LIBRAS) muito tardiamente. Verifica que a escola não assume a sua educação a partir de todas os aspectos de suas singularidades e, principalmen­ te, noefetivo favorecimento da convivênciasocial. Con­ clui que a segregação e a exclusão apresentam­se ainda como a realidade da criança surda na escola.

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Biografia do Autor

RENATA RAZUCK , Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação, Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

MARIA CARMEN V. R. TACCA , Instituto Psicologia

Doutora em Psicologia pelo Instituto Psicologia, UnB. ProfessoraAdjunta da Faculdade deEducação da UnB.

ELIZABETH TUNES, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora e PesquisadoraAssociada da Faculdade de Educação. Universidade de Brasília

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Publicado

2007-06-12

Como Citar

RAZUCK , R. ., V. R. TACCA , M. C. ., & TUNES, E. . . (2007). A PESSOA SURDA E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 09–18. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1438

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