OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa
Palavras-chave:
Pesquisa, Psicologia sócio-histórica, Formação de pesquisadoresResumo
Esta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.
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Referências
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