O CORPO MACABEÇA: A diversidade da juventude no contexto dos grupos de jovens
Palavras-chave:
Sociopoética, Grupos de Jovens, Corpo ColetivoResumo
Este artigo versa sobre a pluralidade de conceitos produzidos por estudantes acerca do tema grupo de jovens, a partir da técnica de investigação denominada corpo coletivo ou boneco simbólico. O estudo foi executado através de oficinas e balizado pelo método da Sociopoética, que chama atenção para as potências do corpo na produção do conhecimento. Nesse estudo, nos embasamos, entre outros, em: GAUTHIER (1999); ABRAMOVAY (2002); HALL (2002). Analisando os dados, identificamos quatro linhas de pensamento no grupo. Na primeira linha, que denominamos – grupo cabeça da imaginação -, os jovens buscam a descontração e novas experiências; na segunda linha – grupo mente boa -, os jovens se atraem com ou sem objetivo comum. Aqui eles têm consciência de suas singularidades e diversidades de mentes; na terceira linha – grupo mãos de jovens -, as mãos se transformam em olhos; na quarta linha – grupo boca livre -, através da fala os jovens expressam seus pensamentos. Outros achados relevantes dizem da pluralidade conceitual do SER JOVEM, no qual são descritos diferentes tipos de jovens. O jovem radical, ligado em tudo à sua volta; o jovem comunicativo, troca conhecimentos através da comunicação; o jovem observador, transforma o conhecimento de hoje em coisa boa para o futuro.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam et al. Juventude, Violência e Vulnerabilidade Social na América Latina: Desafios para políticas públicas. Brasília - DF: UNESCO, BID, 2002.
CASTRO, M. G. Pesquisas da UNESCO sobre juventudes no Brasil. In: NOVAES, R.; PORTO, M.; HENRIQUES, R. (Orgs.). Juventude, Cultura e Cidadania. Rio de Janeiro: ISER, 2002,edição especial.
COSTA, Hercilene Maria e Silva. Produzindo Saberes Mestiços: O Círculo de Cultura como Possibilidade de Interação entre a Academia e a Comunidade. Entrelugares, 2008, v. 1, n. 1. www.entrelugares.ufc (site disponível).
CHAVES, Emanuelle Karenine Mota. As bagagens do corpo. Entrelugares, 2009, v. 2, n. 1. www.entrelugares.ufc (sitedisponível).
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais,enfermagem e educação. Rio de Janeiro: Ed. Escola Anna Nery - UFRJ, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 102p.