DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”

Autores

  • CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO Universidade Federal do Piauí
  • MARIA DO AMPARO BORGES FERRO Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8716

Palavras-chave:

Biografia, Memória educativa, História da Educação, Mestres-escola

Resumo

O artigo trata da trajetória educativa do literato piauiense Francisco Miguel de Moura, a partir do enredo de “Miguel Guarani: mestre e violeiro”, obra biográfica de sua autoria que trata da história de vida de seu pai, Miguel Borges de Moura que ocupou posição de destaque como mestre-escola e violeiro, na grande região de Picos-PI e que influenciou a formação docente de seu filho. Para tanto, serão adotados os aportes teóricos da Nova História Cultural a partir dos estudos de Le Goff (1998), Burke (1992), Bloch (2001) e Chartier (1990), das orientações metodológicas de Bosi (1994) e Halbwachs (1990), da História da Educação, dentre eles, Lopes e Galvão (2001), Souza (2000), Pereira (1996), Sampaio (1996), Costa Filho (2006), Pinheiro (2007), além dos debates em torno da formação e saberes docentes empreendidos por Nóvoa (1989), Formosinho (2009) e Tardif (2003). Trata-se de pesquisa histórica em que se adotou como método a pesquisa documental.

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Biografia do Autor

CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. 

MARIA DO AMPARO BORGES FERRO , Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

FEITOSA PINHEIRO, C. ., & DO AMPARO BORGES FERRO , M. . (2014). DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO” . Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 149–165. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8716

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