A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011)
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8710Palavras-chave:
Cultura escolar, Instituição escolar, Congressos Brasileiros de História da Educação, Eixos temáticosResumo
A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teóricometodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE.
Downloads
Referências
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177- 229, 1990.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro.Anais... Rio de Janeiro: SBHE, 2000. 1. CD-ROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais...Natal: SBHE, 2002. 1. CD-ROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3., 2004, Curitiba.Anais... Curitiba: SBHE, 2004. 1. CD-ROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: SBHE, 2006. 1. CD-ROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju.Anais... Aracaju: SBHE, 2008. 1. CD-ROM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória.Anais... Vitória: SBHE, 2011. 1. CD-ROM.
FARIA FILHO, Luciano M. et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, Jan./Abr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/ a08v30n1.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. Educação em foco, Juiz de Fora, set.2002/fev.2003, p. 1-20, 2003.
FRAGO, Viñao Antonio. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, Jan./ Jun. 2001
MONARCHA, Carlos. História da Educação Brasileira: esboço da formação do campo. In: NASCIMENTO, T. et al. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 125-150.
NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Cadernos de Pesquisa, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 13- 31, Jan./Jun. 2008.
SALVIANI, Dermeval; CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana; ALVES, Claudia; NETO, Wenceslau Gonçalves: Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista brasileira de história da educação, v. 11,n. 3, p. 13-45, set./dez. 2011.
VIDAL, Diana Gonçalvez; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Sobre cultura escolar e História da Educação: questões para debate. In: _____. História das culturas escolares no Brasil.Vitória: Ed. UFES, 2010. p. 13-35.