ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS IMAGENS DO NATAL NA MÍDIA PIAUIENSE

Autores

  • Maria das Graças targino UFPI
  • Cristiane Portela de Carvalho UFPI

Resumo

Estudo das imagens natalinas na imprensa escrita piauiense (Jornal Meio Norte, Teresina - PI), durante o período de 15 a 28/12/96. Analise quantitativa, incluindo número de matérias e espaço ocupado, com base nas categorias comunicacionais: (a) jornalismo; (b) publicidade; (c) instrução; (d) diversão. Os eixos temáticos – tradição versus inovação; espaço versus tempo; público versus privado – permitem interpretações diversificadas sobre a natureza do Natal no piaui. Os dados coletados e analisados permitem concluir que se o Natal e tema prioritário para a mídia piauiense, com 561 matérias e 21.432 cm/col., a publicidades prevalece, impregnando os ritos e motivações, a estrutura e os elementos da Festa, inclusive a figura de Papai Noel, que ocupa posição hegemônica, dentre os símbolos natalinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-05-22

Como Citar

Graças targino, M. das ., & Portela de Carvalho, C. . (1998). ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS IMAGENS DO NATAL NA MÍDIA PIAUIENSE . Linguagens, Educação E Sociedade, (3). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2684

Edição

Seção

Artigos