QUE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NEGRAS SE ENSINAM NOS MUSEUS? DO ESQUECIMENTO AO RECONHECIMENTO

Autores

  • MARIA ANGÉLICA ZUBARAN Universidade Luterana do Brasil
  • LISANDRA MARIA RODRIGUES MACHADO Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8708

Palavras-chave:

Memórias negras, História afro-brasileira, Representações, Pedagogias culturais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar como as memórias e histórias de afro-brasileiros têm sido narradas nos museus do Rio Grande do Sul e mapear os possíveis ensinamentos que são produzidos sobre o negro nas exposições museais, mais especificamente, no Museu Júlio de Castilhos e no Museu de Percurso do Negro na cidade de Porto Alegre. A abordagem teórica que articula as memórias negras com os museus e a educação é o campo dos Estudos Culturais em Educação, que permite ampliar o conceito de pedagogia, para além dos muros da escola, incluindo várias outras instâncias educativas, entre elas os museus. São centrais nesse estudo os conceitos de representação e pedagogias culturais, o primeiro, com base no trabalho de Stuart Hall e o último, apropriando-se dos estudos de Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira e Luis Henrique Sommer. Entre as conclusões desse estudo se destaca no Museu Júlio de Castilhos, as representações racializadas do “outro” negro, naturalizando a diferença étnico-racial, construindo um negro genérico, homogêneo e estigmatizado pela escravidão, tal qual foi instituído pela mentalidade colonialista europeia. Por outro lado, o Museu de Percurso do Negro se valeu de contra estratégias de representação, da reversão e substituição de significados negativos por positivos para valorizar e dar visibilidade a riqueza das memórias e histórias negras no centro da cidade de Porto Alegre.

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Biografia do Autor

MARIA ANGÉLICA ZUBARAN, Universidade Luterana do Brasil

Ph.D. em História, State University of New York. Professora do Curso de História e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

LISANDRA MARIA RODRIGUES MACHADO, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Designer Educacional do Núcleo de Educação Profissional do SENAC-RS. 

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

ZUBARAN, M. A. ., & RODRIGUES MACHADO, L. M. . (2014). QUE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NEGRAS SE ENSINAM NOS MUSEUS? DO ESQUECIMENTO AO RECONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 04–20. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8708

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