A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • ROBERTA CAVALCANTE DE FRANÇA Universidade Federal do Ceará
  • KAMILA REGINA SOUZA Universidade do Estado de Santa Catarina
  • ADEMILDE SILVEIRA SARTORI Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8633

Palavras-chave:

Práticas Pedagógias Educomunicativas, Educomunicação, Educação Popular, Ecossistemas Comunicativos

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre Educomunicação e Educação Popular a partir de práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas por educadores(as) populares do Ceará. Trazemos aqui o resultado do exercício reflexivo de pesquisa em andamento sobre a importância de articular a educação popular ao contexto da educação escolar. Para isso, recorremos às visões de autores que pensam Educomunicação e Educação Popular solidificando-os em práticas e teorias. Para subsidiar nossas reflexões, utilizamos como objeto de análise a experiência de doze educadores(as) populares que ministraram oficinas de comunicação no projeto chamado Laboratórios de Comunicação Escolar/Projeto Entrelace, em sete escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de fragmentos do conteúdo das entrevistas, apresentamos e refletimos sobre o que eles(as) entendem sobre Educomunicação e Educação Popular e também como compreendem sua prática pedagógica nas oficinas de comunicação que ministraram no referido projeto. Os(as) educadores(as) destacam a importância de suas práticas estarem envolvidas com temas que problematizem o mundo, a sociedade e as questões levadas pelos(as) educandos(as) para ambientes de aprendizagem, como a escola pública.

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Biografia do Autor

ROBERTA CAVALCANTE DE FRANÇA, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, linha Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Membra do Grupo Educom Floripa.

KAMILA REGINA SOUZA, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC), linha Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Membra do Grupo Educom Floripa. 

ADEMILDE SILVEIRA SARTORI, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Líder do Grupo de Pesquisa Educom Floripa. 

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

CAVALCANTE DE FRANÇA, R. ., REGINA SOUZA, K. ., & SILVEIRA SARTORI, A. . (2015). A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 221–243. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8633

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