PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/5872

Keywords:

Docência, Arte, Processos, Tecnológicos, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

O estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre a criação com enfoque para a articulação entre Processos Tecnológicos, Educação e Arte. Como parte da pesquisa de contextualização conceitual, base epistemológica que estamos desenvolvendo, discutimos a docência priorizando o saber emergente, desenvolvido no entrelaçamento entre ensino-pesquisa-extensão, essencial para enfatizar a questão de que a produção de sentidos-conhecimentos é recorrente dos processos de vida. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o percurso dos sujeitos e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos e de obras de arte e a própria composição do currículo sempre em processos criativos. Sendo que essas criações, seja na EJA – Educação de Jovens e Adultos, seja no ensino regular, constituem-se continuamente a partir das relações históricosocial, possuem caráter contextual, local, emergente, acontecimental e relacional. E, por isso mesmo, essas criações também provêm da relação do sujeito com suas experiências, com sua historicidade, com sua dinâmica interna e com a própria dinâmica do viver. A proposta deste estudo, todavia, evidencia que o ser humano em si mesmo teckné, se desenvolve num contexto de diálogo, transformação e criação, no qual cada um tem a possibilidade de experienciar, criar e ao mesmo tempo ampliar potencialidades geradas nas relações.

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Author Biography

MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – Mpeja – Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Bolsista Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Especialista em Currículo de Formação Científica Tecnológica e Cultural - Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Especialista em História Social e Econômica do Brasil – Faculdade São Bento da Bahia (Fsbb). Licenciada em Desenho e Plástica – Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahia (Eba-Ufba). 

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Published

2015-10-26

How to Cite

ARAÚJO NASCIMENTO, M. . (2015). PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Languages, Education and Society, (33), 97–117. https://doi.org/10.26694/5872

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