SABERES E LINGUAGENS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ASPECTOS SUBJETIVOS E OBJETIVOS DO INGRESSO DOCENTE

Autores

  • ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7574

Palavras-chave:

educação pública, ingresso docente, saberes docentes, subjetividade

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a relação entre elementos da subjetividade históricocultural com instâncias objetivas do ingresso docente em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). A partir dos conceitos de sentido e significado e da epistemologia qualitativa, nossa concepção se fundamenta em uma perspectiva de unidade objetivosubjetivo, social-individual. Como fundamento teórico-metodológico adotamos a Epistemologia Qualitativa e o seu respectivo método construtivo-interpretativo para o estudo da subjetividade a partir de princípios dialógicos e singulares. A pesquisa foi realizada com seis professores ingressantes em uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em Julho de 2014. Em nossa análise da informação, lançamos olhar para três aspectos que surgem nas expressões subjetivas dos professores sobre o ingresso docente, a saber: a cultura organizacional da escola e da SEDF, cursos de formação para o ingresso docente, acolhimento. Em nossas considerações finais, ressaltamos a importância de momentos formativos e do reconhecimento sobre o caráter gerador da subjetividade em seus aspectos individual e social no processo de ingresso docente com as suas particularidades e dificuldades.

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Biografia do Autor

ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda em Educação na UnB, professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

DE CASTRO CAVALCANTE, ÉRICA R. . (2017). SABERES E LINGUAGENS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ASPECTOS SUBJETIVOS E OBJETIVOS DO INGRESSO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 07–27. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7574

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