EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Autores

  • EDNA GRAÇA SCOPEL Universidade Federal do Espírito Santo
  • EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Universidade Federal do Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7973

Palavras-chave:

Educação popular, Formação do Trabalhador, EJA, Proeja

Resumo

Numa perspectiva histórica, o texto explora algumas experiências de educação popular (EP) desde suas origens e a partir da construção teórica do campo no contexto latino-americano, bem como da recuperação da memória de práticas educativas populares na afirmação das lutas por justiça social. No contexto brasileiro, busca discutir a EP como uma das matrizes que influenciaram diversas experiências educativas oriundas das lutas dos trabalhadores, com vistas à proposição de políticas públicas de formação voltadas para seus interesses de classe. Investiga-se, a partir da questão problema, como os princípios da EP gestados nessas experiências têm sido apropriados nas diferentes propostas de formação de trabalhadores, em contextos mais recentes do século XXI, em específico no Proeja. O estudo recorre a fontes histórico-documentais, a bases teórico-metodológicas da EP e sua fundamentação epistemológica. Na interlocução com Mejía Jiménez (2013), Paludo (2001), Fávero (2013), Brandão (2008); Ghiraldelli Jr. (1987), Torres Carrillo (2013) dentre outros, as experiências educativas na formação de trabalhadores são exploradas, nas suas dimensões histórica, política e prática. A retomada do movimento histórico das experiências de educação popular, presentes nas lutas dos trabalhadores e sua efetivação em proposições e práticas mais recentes, permite-nos inferir a apropriação que tem sido feita desses princípios, em propostas como a do Proeja, na sua perspectiva de formação humana integral.

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Biografia do Autor

EDNA GRAÇA SCOPEL, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes; Membro do Núcleo I da Rede de PesquisaUFG/UBES/UnB do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).  

EDNA CASTRO DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Fluminense - UFF; Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Membro do Núcleo I da Rede de Pesquisa UFG/UBES/UnB do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

GRAÇA SCOPEL, E. ., & CASTRO DE OLIVEIRA, E. . (2018). EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 229–256. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7973

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