A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL

Autores

  • EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7197

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Formação

Resumo

O texto em tela apresenta uma revisão conceitual sobre a interdisciplinaridade a partir do enfoque educacional. Abordaremos, entre outros pontos, sua gênese e os principais marcos temporais que somaram para o desenvolvimento do seu conceito na área de Educação. Entendemos a interdisciplinaridade como um processo de construção do conhecimento em íntima relação com os problemas e contornos políticos, culturais, econômicos, ambientais, sociais, éticos, entre outros, constituintes da sociedade. Do ponto de vista prático, ela se faz na Educação no movimento (inter) permanente do currículo, das ações educativas, das atitudes e práticas com/nas disciplinas. Nessa prerrogativa, pode ser entendida, ainda, como um ato de reciprocidade, interação e troca do sujeito com o conhecimento, se desenvolvendo, dessa forma, em “atos de aprendizagem”.

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Biografia do Autor

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS, Universidade Estadual do Ceará

Professor Assistente, Departamento de Ciências Humanas, Campus Mossoró – RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

AUGUSTO DE MEDEIROS, E. . (2018). A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 158–177. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7197

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