SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • AUGUSTO RIDSON DE ARAÚJO MIRANDA Universidade das Américas
  • ANTONIO GERMANO MAGALHÃES JUNIOR Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7753

Palavras-chave:

Ensino de História, Professores Formadores, Saberes da ação pedagógica

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AUGUSTO RIDSON DE ARAÚJO MIRANDA, Universidade das Américas

Professor da rede estadual pública de ensino e da Universidade das Américas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.  

ANTONIO GERMANO MAGALHÃES JUNIOR, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.   Pesquisa financiada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), via Edital Universal 2014.

Referências

ALMEIDA, M. I. A formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

ASHBY, R. O conceito de evidência histórica: exigências curriculares e concepções de alunos. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Universidade do Minho: Lusografe, 2003. p. 37-55.

AZEVEDO, P. B. História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. In: GABRIEL, C. T.; MORAES, L. M. S. (Org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis: De Petrus, 2014. p. 117-132.

BARCA, I. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras: História, Porto, III série, v. 2, p. 13-21, 2001.

BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 11-27. (Repensando o Ensino).

BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BURKE, P. A escola dos Annales 1929-1989: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Unesp, 1997.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 8. ed. Campinas: Papirus, 2009.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

FRANCO, M. A. S. Didática e Pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010. p. 75-100.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação).

MAGALHÃES, O. Concepções de História e ensino de História. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Universidade do Minho: Lusografe, 2003. p. 9-18.

MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de História como objeto de pesquisa. Saeculum: Revista de História, Paraíba, n. 6-7, p. 97-104, 2001.

PIMENTA, S. G. Epistemologia da Didática ressignificando a prática. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010. p. 15-41.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2011. p. 23-49.

SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. Ensinar História: pensamento e ação na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92

STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

VEYNE, P. Como se escreve a História: Foucault revoluciona a História. Brasília, DF: UnB, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.

ZAMBONI, E.; FONSECA, S. G. (Org.). Espaços de formação do professor de História.Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

DE ARAÚJO MIRANDA, A. R. ., & MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . (2018). SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 85–114. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7753

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)