SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7753Palavras-chave:
Ensino de História, Professores Formadores, Saberes da ação pedagógicaResumo
O presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. A formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ASHBY, R. O conceito de evidência histórica: exigências curriculares e concepções de alunos. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Universidade do Minho: Lusografe, 2003. p. 37-55.
AZEVEDO, P. B. História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. In: GABRIEL, C. T.; MORAES, L. M. S. (Org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis: De Petrus, 2014. p. 117-132.
BARCA, I. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras: História, Porto, III série, v. 2, p. 13-21, 2001.
BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 11-27. (Repensando o Ensino).
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BURKE, P. A escola dos Annales 1929-1989: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Unesp, 1997.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 8. ed. Campinas: Papirus, 2009.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
FRANCO, M. A. S. Didática e Pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010. p. 75-100.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação).
MAGALHÃES, O. Concepções de História e ensino de História. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Universidade do Minho: Lusografe, 2003. p. 9-18.
MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de História como objeto de pesquisa. Saeculum: Revista de História, Paraíba, n. 6-7, p. 97-104, 2001.
PIMENTA, S. G. Epistemologia da Didática ressignificando a prática. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010. p. 15-41.
RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2011. p. 23-49.
SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. Ensinar História: pensamento e ação na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92
STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
VEYNE, P. Como se escreve a História: Foucault revoluciona a História. Brasília, DF: UnB, 2008.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
ZAMBONI, E.; FONSECA, S. G. (Org.). Espaços de formação do professor de História.Campinas: Papirus, 2008.