ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7233Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Escola no Campo, Literatura InfantilResumo
Este artigo aborda o resultado de uma pesquisa sobre a Alfabetização e letramento em uma escola no campo: uma análise a partir do trabalho com a literatura infantil. Por meio deste trabalho, são analisadas as práticas de alfabetização e letramento utilizadas por uma professora do 3°ano do Ensino Fundamental; qual o lugar da literatura infantil nessas práticas e em que medida a literatura infantil trabalhada contempla os modos de vida e a cultura dos povos do campo ou se reforçam estereótipos sobre eles. A investigação foi realizada na sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Primavera, localizada em uma comunidade rural do município de Bom Jesus da Lapa - BA. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, fez uso dos seguintes dispositivos para produção dos dados: análise documental, entrevista semiestruturada e observação no contexto da sala de aula. De acordo com os resultados da pesquisa, observou-se que as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pela professora envolvem o trabalho com jogos e gêneros textuais diversificados, todavia, a literatura infantil ainda ocupa pouco espaço nessas práticas. Em relação às análises feitas dos livros de literatura infantil utilizados, concluiu-se que eles não contemplam a realidade do meio rural, os modos de vida e a cultura do povo do campo.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02. Brasília: MEC, SEB, 2015.
_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A arte no ciclo de alfabetização. Caderno 06. Brasília: MEC, SEB, 2015.
________. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2015.
_________. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>Acesso em: 19 mar. 2018.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G., CALDART, R.S., MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: RJ: Vozes, 2004.
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo et al. Coleção Girassol: Saberes e Fazeres do Campo: artes (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental). São Paulo: FTD, v. 10, 2016.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
FRAMBACH; Fernanda de Araújo. As experiências com a leitura literária na / para a formação de professores alfabetizadores. Disponível em:<http://38reuniao.anped.org.br/programacao/210?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=13> Acesso em: 21 nov. 2017.
GAMBOA, Sílvio Sànchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; LIMA, Iranete Maria da Silva; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. A escola do campo na perspectiva dos movimentos sociais: referências para o debate. Disponível em:<http://38reuniao.anped.org.br/programacao/210?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=13> Acesso em: 20 nov. 2017.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil/Cecília Meireles. 3. ed.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Mais de 4 mil escolas do campo fecham suas portas em 2014. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/24/mais-de-4-mil-escolas-do-campo-fecham-suas-portas-em2014.html. Acesso em 29 Jun. 2018.
OLIVEIRA, Rosane de Machado. Literatura Infantil: A Importância no Processo de Alfabetização e Letramento e no Desenvolvimento Social da Criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2. V.13, p. 375-394, jan. 2017.
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 11-a33n jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0011.pdf> Acesso em: 12 nov. 2018. doi: htp://dx.doi.ori/10.1900/s1413-a24782017226802.
SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos. A apropriação do cerrado baiano pelo agronegócio: novos usos do território e as mudanças socioeconômicas e socioespaciais Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, n.3, p. 08-17, 2016.
SILVA, Aline Luiza. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. v. 2, n. 2, jul/dez – 2009. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/234> Acesso em: 10 dez 2017
SOLÉ, Isabel; SCHILLING, Cláudia. Estratégias de leitura. 6. ed. Porte Alegre: Artes Médicas, 1998.
SOUZA, Ivânia Pereira Midon; CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Práticas de alfabetização e letramento: o fazer pedagógico de uma alfabetizadora bem sucedida. Disponível em:<http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos/111-gt10>Acesso em: 19 nov 2017.
SILVA, Andréa Wahlbrink Padilha da; DIAS, Vanessa Gonçalves; PALUDO, Conceição. Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. Momento: diálogos em educação, v. 26, n. 1, p. 96-117, jan./jun. 2017. E-ISSN 2316-3100.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. Ano VIII, n. 29, fev./abr. 2004.