HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA

Autores

  • KARINA VALIM DE ARAUJO
  • VELYN ALMEIDA ORLANDO

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8338

Palavras-chave:

Docência, Ensino Normal, Intelectual, Helena Kolody, Paraná

Resumo

Este artigo se propõe apresentar Helena Kolody (1912-2004), poetisa paranaense de grande sucesso no estado e reconhecimento entre o campo de letras no Brasil. Publicou cerca de 22 livros em sua carreira e ao fim do século XX teve um grande reconhecimento social com diversos prêmios e homenagens, como a entrada para Academia Paranaense de Letras. Com o objetivo de elucidar os caminhos formativos da intelectual pela docência, resgatando desta maneira a história do ensino normal entre os anos de 1930 e 1960 nas perspectivas da normalista e da professora do ensino Normal, busca-se responder de que forma a atuação na educação favoreceu o projeto intelectual de Kolody. As principais referências teóricas serão Jean François Sirinelli (1996), Maria Elizabeth Blanck Miguel (1997) (2008), Guacira Lopes Louro (1997) e Wilma de Lara Bueno (2003), usando também os conceitos de representação de Roger Chartier, poder de Michelle Perrot e paixão de Jane Soares de Almeida. Tendo por base estudos da nova história cultural a metodologia se refere à interlocução de fontes documentais inéditas e bibliográficas através da utilização de conceitos como, prosopografia de Giovanni Levi. Desta maneira os resultado e as conclusões do artigo puderam dar conta de que a docência favoreceu Kolody financeiramente e politicamente, proporcionando livre trânsito entre os campos da educação – passando pela docência e pela inspetoria de ensino - e o campo literário, caminhos pelos quais ela foi se constituindo como intelectual, produtora e mediadora cultural de relevo na sociedade paranaense.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

VALIM DE ARAUJO, K. ., & ALMEIDA ORLANDO, V. (2019). HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 434–454. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8338

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