LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Autores

  • HERMES TALLES DOS SANTOS Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7663

Palavras-chave:

Área de Linguagens, Ensino Médio, PCNEM, Multidisciplinar, Interdisciplinar, Transdisciplinar

Resumo

A educação contemporânea demanda mudanças no currículo escolar para conseguir superar a fragmentação e integrar as disciplinas curriculares. No Brasil, para atender a tal demanda, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio organizam o currículo escolar por áreas do conhecimento. Embora pareça simples agrupar componentes curriculares, na prática, desenvolver um trabalho por agrupamento é complexo, pois cada forma de trabalho, disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, possui orientações e princípios teóricofilosóficos distintos; além disso, é preciso conciliar objetos de ensino historicamente trabalhados isoladamente. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, refletimos sobre o objeto comum à área de Linguagens e suas tecnologias, com base em documentos oficiais, tecendo algumas considerações sobre o trabalho possível de ser desenvolvido.

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Biografia do Autor

HERMES TALLES DOS SANTOS, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e Coordenador do Curso de Licenciatura em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

TALLES DOS SANTOS, H. . (2019). LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 408–433. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7663

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