OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8750

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Educação Integral, Currículos praticados

Resumo

Neste texto, situado no campo epistemológico-político-metodológico dos estudos nosdoscom os cotidianos escolares, discuto as possibilidades emancipatórias dos currículos na primeira escola de tempo integral mantida pelo poder público municipal de Manaus desde o ano 2016. Situada nas proximidades de um igarapé e vivendo de muito perto as intervenções urbanísticas e ambientais impostas no seu entorno, a escola se deparou com situações que ameaçavam a sua existência, a levando à tomadas de decisão políticopedagógicas e à elaboração processual de um projeto educativo fundamentado na educação integral e democrática. Aponto para a complexidade das circunstâncias envolvidas no seu dentrofora e para a diversidade de sujeitos e culturas que circulam no seu espaçotempo, com a presença de alunos haitianos e venezuelanos, chegados a Manaus em distintos processos migratórios. A fim de credibilizar suas criações e [re]existências, busquei aporte em Boaventura de Souza Santos, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves e Michael de Certeau, sinalizando também para as relações que ligam os processos de padronização dos territórios urbanos (sob o subterfúgio de [re]qualificá-los), com os de padronização curricular (sob o subterfúgio de [re]qualificar a prática docente), em prol de resultados calculáveis. Chamo de “caminhos de canoa” àquelas situações que vêm a exigir de seus praticantes engenhosidades e astúcias diárias em situações de difícil “navegabilidade” social. São experiências curriculares que abrigam o potencial de irresignação frente à razão indolente. Tais caminhos têm levado a escola a experimentar processos de desinvisibilização de saberes e sujeitos no seu cotidiano, que caracterizam as suas políticaspráticas como luta por justiça social e cognitiva e pela educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CEANE ANDRADE SIMÕES, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Amazonas/Escola Normal Superior – ENS/Uea. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGEdu Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/Uerj.

Referências

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. In: Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212,out.-

dez. 2010.

ARROYO, M. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In MOLL, Jaqueline; et al. Caminhos da educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33-45.

BATISTA, Selma Paula Maciel. Algumas considerações sobre as intervenções do PROSAMIM no ordenamento da cidade de Manaus. In: Revista Geonorte. Edição especial 3, V. 7, n. 1, p. 1376-1393. 2013a. ISSN 2237-1419. Acesso em 10 de abril de 2017.

BATISTA, Selma Paula Maciel. Injustiça socioambiental: o caso PROSAMIM. 287f. Tese de Doutorado na área de concentração em Geografia Humana. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2013b.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação & Sociedade, v. 23, n. 81, p. 247–270, 2002.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.). Em Aberto n. 80, vol. 22. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Abril 2009. p. 51-63.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Ephraim Ferreira Alves (Trad.). 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Mariana Echalar (trad.). São Paulo: Boitempo, 2017.

DEL ROSSO, Sadi. O ardil da flexibilidade: os trabalhadores e a teoria do valor. São Paulo: Boitempo, 2017.

DIAS, Edinea Mascarenhas. A ilusão do fausto: Manaus – 1890-1920. Manaus: Editora Valer, 1999.

DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian; et all. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. p. 9-42.

FREIRE, Ribamar Bessa. Manaus, a Miami brasileira. Manaus, janeiro de 2015.Disponível em <http://www.taquiprati.com.br/cronica/656-manaus-a-miami-brasileiraserie-manaus-vii> Acesso em: 12 de março de 2018.

GABRIEL, Carmem Teresa; CAVALIERE, Ana Maria. Educação Integral e currículo integrado. Quando os dois conceitos se articulam em um programa. In: MOLL, Jaqueline; et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 278-294).

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. In: Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03

p.1530 - 1555 out./dez. 2014 ISSN: 1809-3876.

MANAUS. Resolução Nº 29/CME/2013, de 18 de dezembro de 2013. Institui as diretrizes para organização e funcionamento das unidades de ensino em tempo integral/turno único da rede municipal de ensino de Manaus e fixa procedimentos para a implementação da proposta pedagógica das unidades de ensino em tempo integral.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica de Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Manaus. 2013.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica de Educação Integral para o Município de Manaus nos Anos Iniciais. 2016.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. In: Educação integral e tempo integral. MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.). Em Aberto n. 80, vol. 22. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Abril 2009. p. 15-34.

MOLL, Jaqueline; et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículo e processos de aprendizagemensino: políticaspráticas Educacionais Cotidianas. Currículo sem fronteiras, v. 13, n. 3, p. 375-391, set/dez. 2013.

PINAR, William. Estudos Curriculares: ensaios selecionados. Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo (organização e revisão técnica). São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010 – (Col. Para um novo senso comum; v. 4).

SILVA, Sidney Antônio da. Entre o Caribe e a Amazônia: haitianos em Manaus e os desafios da inserção sociocultural. In: Estudos Avançados. v. 30, n. 88. p. 139-152. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n88/0103-4014-ea-30-88-0139.pdf>. Acesso em: 24 de abril de 2018.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

VALLE, Arthemisia de Souza; OLIVEIRA, José Aldemir de. A cidade de Manaus: análise da produção do espaço urbano a partir dos igarapés. In: OLIVEIRA, José Aldemir; ALECRIM, José Duarte; GASNIER, Thyerry Ray Jehlen. (Orgs.). Cidade de Manaus: visões interdisciplinares. Manaus: EDUA, 2003 p. 151-184.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

ANDRADE SIMÕES, C. . (2019). OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 273–300. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8750

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.