O CAMPUS AVANÇADO DA UFSC EM SANTARÉM: EXTENSÃO E PIONEIRISMO EM UM CONTEXTO DE CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i42.9213Palavras-chave:
Universidade, Extensão, Projeto RondonResumo
O artigo aborda a presença em Santarém de um Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Resulta de estudos bibliográficos, documental e uso da memória enquanto fonte para a reconstituição histórica dos acontecimentos que contribuíram para a posterior consolidação do ensino superior em Santarém via Projeto Norte de Interiorização da Universidade Federal do ParáUFPA. O campus avançado da UFSC iniciou suas atividades em 1971 e por mais de uma década representou a única presença de uma instituição de ensino superior em Santarém. Em sua fase final de atividades suas instalações foram repassadas para a UFPA e, posteriormente para a Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. A junção dos campi destas últimas duas Instituições Federais de Ensino Superior resultou na criação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Desta forma, o Projeto Rondon e, mais especificamente o Campus Avançado da UFSC em Santarém, foi um importante precedente para a implantação da primeira Universidade Federal no interior a Amazônia.
Downloads
Referências
AMATO, Gabriel Lima. Aula prática de Brasil: ditadura, estudantes universitários e o imaginário nacionalista no Projeto Rondon (1967‐1985). 2015. Dissertação (Mestrado em História) – UFMG, 2015.
BRASIL, Decreto nº 62.927, de 28 de Junho de 1968. Institui, em caráter permanente, o Grupo de Trabalho "Projeto Rondon", e dá outras providências. Diário Oficial da União - Brasília, DF, Seção 1 - 1/7/1968, Página 5387. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-62927-28-junho-1968-404732-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Uma visão do campus avançado pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e Fundação Projeto Rondon.Brasília, MEC/DDD, 1980. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002223.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais: 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº126/2012. Brasília,2015 a. Disponível em: file:///C:/Users/Penildon/Downloads/analise_expansao_universidade_federais_2003.pdf Acesso em: 04 jun. 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Relatório do Conselho Federal de Educação. 1987. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cd007479.pdf. Acesso em: 02 mai. 2018.
BUFFA, E; PINTO, G. A. O território da universidade brasileira: o modelo de câmpus. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, v. 21, n.67 out. – dez.2016.
CASTRO, Aline Tamires Kroetz Ayres Castro. Extensão universitária e formação política na universidade pública: O caso Projeto Rondon na UFRGS e na UDESC. Dissertação. (Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/134809. Acesso em: 28 fev. 2019.
COLARES, Anselmo Alencar. Sociedade e educação em Santarém - PA: estudo do período em que o município foi de segurança nacional (1969/1984). 1998. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236. Acesso em: 13 mar. 2019.
COLARES, A. A. A história da educação em Santarém: das origens ao fim do Regime Militar (1661–1985). Santarém – Instituto Cultural Boanerges Sena, 2005.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez,1991.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado & sociedade. 6 ed. São Paulo: Moraes, 1986.
MONTEIRO, Regina Clare. CACS (Campus Avançado de Cruzeiro do Sul): uma análise crítica. 1990. 211f. Dissertação (Faculdade de Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 1990. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/25279.pdf. Acesso em: 28 fev. 2019.
PRAVATO, Camila Medeiros. Projeto Rondon e ensino no Brasil: construção de uma aliança entre o conhecimento empírico e científico. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, Covilhã, Portugal, p. 1-37, 2011. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/pravato-camila-projecto-rondon-e-ensino-no-brasil.pdf. Acesso em: 02 mar.2019.
SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre a universidade. São Paulo. Cortez: Autores Associados, 1987.
SPIAZZI, Daiane Tonato. Memorial Projeto Rondon: um espaço de pesquisa, preservação e valorização da história do Projeto Rondon na UFSM. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural – História e Memória). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/10991. Acesso em: 02 mar. 2019.