“AS PROPOSTAS BANAIS DA ESCOLA”: PERSPECTIVAS UNIVERSALISTAS DE POLÍTICAS CURRICULARES E SEUS ATRAVESSAMENTOS NOS CAMINHOS DA DOCÊNCIA E DA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9649

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Públicas, Currículo

Resumo

Sob o argumento de desenvolvimento da educação, a produção das políticas curriculares nas últimas décadas, tem ganhado destaque no cenário das políticas públicas. Nesse contexto, a discussão em torno da produção curricular para a infância não tem escapado, apesar de suas especificidades, às políticas universalistas que se pretendem totalitárias, igualitárias, homogêneas. Objetivamos neste artigo discutir as significações produzidas a partir da proposição do PNAIC e da BNCC como políticas de centralização curricular, inquirido os significados para o currículo, para a Educação infantil, para a alfabetização e para a formação. Apoiamo-nos em aportes teóricos pós-estruturalistas, trazendo Bhabha e Derrida como interlocutores para discutirmos o currículo, argumentando em favor de uma prática discursiva e o ato de enunciar como espaço de elaboração de sentidos na perspectiva da diferença. Tais aportes nos ajudam a compreender o professor como curriculista, desafiando a lógica escolar da previsibilidade, da materialização e reificação do currículo, questionando a produção de políticas curriculares como estratégias de hegemonização. Na análise das políticas curriculares como produção discursiva, avançamos para pensar as crianças e suas infâncias, associando-se a uma perspectiva evidenciada pela desconstrução de conceitos rígidos, marcados por um cientificismo colonizador sobre a criança e a infância, aqui evidenciadas no diálogo com Francesco Tonucci e as “propostas banais da escola”.

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Biografia do Autor

MARIA CLARA SANTIAGO CAMÕES, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Colégio Pedro II/ RJ, Brasil. Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO) e especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Católica do Rio de janeiro (PUC-RIO). 

CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Técnica em assuntos educacionais no Colégio Pedro II / RJ, Brasil. e professoras das séries iniciais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ /RJ, Brasil. Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pela Pontifícia Católica do Rio de janeiro (PUC-RIO) e especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Católica do Rio de janeiro (PUC-RIO).  

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

CAMÕES, M. C. S. ., & GOMES DE OLIVEIRA, C. . (2019). “AS PROPOSTAS BANAIS DA ESCOLA”: PERSPECTIVAS UNIVERSALISTAS DE POLÍTICAS CURRICULARES E SEUS ATRAVESSAMENTOS NOS CAMINHOS DA DOCÊNCIA E DA INFÂNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 148–169. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9649

Edição

Seção

Dossiê Temático

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