AS CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA DOCÊNCIA NO ENSINOSUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10884

Palavras-chave:

Paradigma da complexidade, Complexidade, Docência, Ensino superior

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre a temática da docência no ensino superior ao analisar as contribuições do paradigma da complexidade de Edgar Morin e suas amplas implicações à área, entendendo que a atual visão de mundo baseada em paradigmas reducionistas e simplificadores não atende as demandas educacionais. Trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa, em que se realizou levantamento bibliográfico sobre as produções relacionadas à temática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, cuja análise de dados consistiu em análise de conteúdo. Os principais autores contextualizados no estudo foram Morin (2000, 2003, 2006) e Moraes (2003). Enquanto resultados, a pesquisa evidenciou necessidades emergentes, que podem ser descritas enquanto superação do paradigma cartesiano, assimilação de práticas pedagógicas pautadas na complexidade e formação continuada, bem como a emergência de um ensino que supere seu próprio pensamento. O estudo conclui que a docência do ensino superior possui desafios em sua prática, além da capacidade de reinventar-se e adaptar-se às realidades do século XXI, o que demanda a superação de paradigmas reducionistas e simplificadores, que sufocam a criatividade e a autonomia afetivo-intelectual dos indivíduos frente à sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

CRISTIANI MASSUCHETTI, Universidade do Planalto Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UNIPLAC Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC Instituição de vínculo: Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.

MADALENA PEREIRA DA SILVA, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UNIPLAC Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UNIARP Instituição de vínculo: Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

MASSUCHETTI, C. ., & PEREIRA DA SILVA, M. . (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA DOCÊNCIA NO ENSINOSUPERIOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 217–236. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10884

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