A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10977Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Ciclo de vida profissional docente, Temporalidade, ExperiênciaResumo
Trazemos neste texto algumas reflexões fruto de um estudo teórico-bibliográfico situando o tema da temporalidade da experiência na docência na pesquisa narrativa no contexto do ciclo de vida profissional de professores. O objetivo geral busca: compreender as contribuições da experiência temporal da docência na pesquisa narrativa pelo ciclo de vida profissional de professores. A questão mobilizadora no artigo é: Qual o sentido de pensarmos a dimensão experiencial temporalizante da docência na pesquisa narrativa focando o ciclo de vida profissional de professores? A fundamentação teóricoepistemológica está embasada nos estudos da pesquisa narrativa e do ciclo de vida profissional de professores à luz de Huberman (2000), Gonçalves (2009), Bolívar (2002), Ricoeur (2010), Josso (2010), Goodson (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a atualidade dos estudos acerca do ciclo de vida profissional de professores, que reflete-se na riqueza atribuída à experiência subjetiva pela qual tece cada sujeito em seus respectivos momentos e etapas da vida profissional, bem como, as múltiplas implicações que o afetam com diferentes intensidades, sensações e particularidades que conseguem perceber, refletir e revelar narrativamente. Do ponto de vista da pesquisa narrativa a dimensão de formação e (auto)formação foi possível se consolidar potencialmente para o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa, dimensões essas em que podem ser aludidas pelas histórias narrativas desveladas e o próprio movimento de ser, fazer e pensar a vida, a formação e o desenvolvimento profissional a partir do outro que nos constitui.
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