VIGILÂNCIA DA SEXUALIDADE E HETERONORMATIVIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10373

Palavras-chave:

Sexualidade, Escola, Heteronormatividade

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que teve objetivo geral identificar e analisar o funcionamento e atuação das normas de gênero e da heteronormatividade em uma escola de educação básica em Aracaju (SE). Este objetivo, na pesquisa, se desdobrou em dois objetivos específicos: identificar e analisar como a heteronormatividade atua em uma escola estadual de Educação Básica de Aracaju (SE) e como as normas de gênero estão funcionando nessa escola. Neste texto focamos no primeiro objetivo destacado. Buscamos aqui problematizar os discursos que estão atravessando as falas dos e das docentes para legitimar certas posições de sujeitos, com especial atenção para o currículo e seus efeitos nos processos de subjetivação e naquilo que é eleito e reiterado como “verdade”. Para análise, foram levados em conta referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista. Os dados nos indicam que os corpos e as sexualidades dizem de enquadramentos e normalização, de disciplina e controle. Nosso argumento é que o currículo é um dos mecanismos de atuação da heteronormatividade, com suas possibilidades de subversões e de rompimentos com a norma.

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Biografia do Autor

DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, doutorando em educação pela UFMG. Possui graduação em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pela Faculdade Atlântico (2013). Estudante no grupo de pesquisa GECC - Grupo de estudos e pesquisa em currículos e culturas.

ANDERSON FERRARI, Universidade de Barcelona

Pós doutor em Educação e cultura visual pela Universidade de Barcelona/Espanha. Doutor em Educação pela Unicamp. Professor na Faculdade de Educação da UFJF. Professor permanente do PPGE/UFJF.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

ARAUJO DE OLIVEIRA, D. ., & FERRARI, A. . (2020). VIGILÂNCIA DA SEXUALIDADE E HETERONORMATIVIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 38–62. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10373

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