O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394

Palavras-chave:

Formação continuada, educação superior, pesquisa narrativa, reflexão sobre a experiência

Resumo

A reflexão sobre a experiência na formação continuada de docentes ingressantes na educação superior e a pesquisa narrativa constituem o foco prioritário de discussão desta investigação. Face a uma política educacional obscura e omissa, a educação superior sofre com o empresariamento que tem orientado os sistemas educacionais em escala mundial, o qual reverbera na institucionalização de programas formativos destinados aos docentes universitários. Considerando o cenário da institucionalização de ações formativas, questionamos qual o potencial formativo da investigação narrativa na formação continuada de docentes universitários? Desse modo, nosso objetivo foi refletir sobre o papel da pesquisa narrativa na formação continuada do docente universitário, analisando seu potencial formativo em acessar o conhecimento, necessidades e experiências dos docentes envolvidos. Tomando a pesquisa narrativa como fenômeno e método investigativo, aportamos narrativas de docentes universitários provenientes dos cenários brasileiro e espanhol, que evidenciaram, por meio da reflexão sobre suas experiências, a potencialidade da pesquisa narrativa na formação continuada de docentes universitários e nos permitiram concluir ser esta uma possibilidade formativa e emancipatória ímpar e necessária a orientar os programas formativos institucionalizados destinados ao docente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (PPGE/UFMT - 2023), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidad de Málaga (UMA), Espanha (2022/2023); Mestrado em Educação (UNITRI - 2001); Especialização em Ciência do Movimento (UFRGS - 1990) e Graduação em Educação Física (UFU - 1988). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia desde 2018. Membro do grupo de estudos e pesquisas em política e formação docente - GEPForDoc/PPGE/UFMT/CAPES. Coordenou o projeto de extensão: Licenciaturas em Debate: formação continuada de docentes da UFMT/CUA e integrou o grupo de pesquisa: Pensar a prática na perspectiva da socialização profissional: diálogos entre a universidade e a escola. Área de concentração: Pesquisa narrativa, políticas públicas no contexto educacional e de formação de professores, didática e prática de ensino, metodologia do ensino de esportes coletivos, estágio supervisionado, metodologia da pesquisa.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Titular, Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , Doutorado em Educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-IE/UFMT (2006). Membro da Comissão de Avaliação trienal 2010 da área de Educação. Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (2015-2016). Vice Coordenadora da região Centro-Oeste no FEPAE (2019-2021).Coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia (2015-2016). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/IE - PPGE-UFMT (2018- 2019). Atualmente é Editora da Revista de Educação Pública - REP - da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (desde 2017). Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Coordenadora do Fórum de editores da área de Educação da região Centro-Oeste no FEPAE (CO) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação - RBE. Membro da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Membro do Comitê Científico no GT 08 da ANPED.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) - CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

José Ignacio Rivas Flores, Universidad de Málaga

Catedrático do departamento de Didática e Organização Escolar da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Diretor do Instituto Universitário de investigação em Formação de Profissionais da educação e criador do grupo de pesquisa ProCIE (Profesorado, Comunicación e Investigación Educativa).

Referências

ALMEIDA, M.L.P. Políticas de educação e Estado Avaliador na América Latina: uma análise para além das avaliações externas. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(4) p. 77-91, 2013.

ARANGO, G.J.M. La apuesta narrativa en las prácticas de formación de maestros. In: BRAGANÇA, I.F.S.; ABRAHÃO, M.H.M.B.; FERREIRA, M.S. (orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba, CRV, 2016.

BERALDO, T.M.L.; SILVA, M.G.M.; VELOSO, T.C.M.A. Formação continuada de docentes da educação superior: experiências vivenciadas na UFMT. InterMeio, Campo Grande, v.13, n. 26, p.75-91, jul/dez, 2007.

CAINE, V.; CLANDININ, J.; LESSARD, S. Narrative Inquiry: Philosophical Roots. London; New York, Bloomsbury Academic, 2022.

CASAGRANDE, A.L. Docência no ensino superior: problematizações a partir do Plano Nacional de Educação. Revelli, Inhumas, vol.12, 2020. Dossiê: Políticas para educação superior e Plano Nacional de Educação.

CLANDININ, J.; CONNELLY, F. M., Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. Ed. Rev. Trad. Grupo GPNEP – Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL - UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CUNHA, M.I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M.C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

CUNHA, M.I. (org.) Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, Junqueira & Marin, 2010.

CUNHA, M.I. Prática pedagógica e prática social: relações em movimento. In: CUNHA, M.I; RIBEIRO, G. M. (orgs.). Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020.

DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo, COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 1979.

EURYDICE. El gobierno de la educación superior en Europa. Políticas, estructuras, financiación y personal académico. Bruselas: Eurydice, 2008.

FERRAROTTI, F. Las histórias de vida como método. UAEM, México, n. 44, p. 15-40, mayo-agosto 2007.

IMBERNÓN, F. Reflexiones globales sobre la formación y el desarrollo profesional des profesorado en el estado español y latinoamerica. In: IMBERNÓN, F.; NETO, A.S.; FORTUNATO, I. Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com textos, imagens e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 90-112.

KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LEITE, A.; SUÁREZ, D. Narrativas, docencia universitaria e investigación educativa. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga. Málaga, v. 1, n. 3. P. 2-5, 2020.

LEITE MÉNDEZ, A. E.; RIVAS FLORES, J. I. Narrativas en la formación docente. Re-creando otros aprendizajes. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 05-17, maio/ago. 2023. Disponível em https://www.revformacaodocente.com.br

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 08, p. 7-22, 2009.

MILLS, C.W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2009.

MIZUKAMI, M.G.N.; Reali, A.M.M.R.; Reyes, C.R.; Lima, E.F.; Tancredi, .M.S.P. Escola e Aprendizagem da Docência. Processos de Investigação e Formação. São Carlos: EdUFSCar, INEP, COMPED, 2003.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez-jul., 2006.

MONTEIRO, F.M.A.; AIMI, D.R.S.; MARIANI, F. Experiências na educação superior: sentidos para docência em narrações. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 47-59, mai/ago. 2023.

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, K. A.; COSTA, C. D. M. Fotografias como dispositivo metodológico no ensino de história da educação no curso de pedagogia: Tecendo narrativas (auto)biográficas. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v.27, n.55, 2023, eISSN: 2526-8449

MOURA, J. F. de; NACARATO, A. M. A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 15–30, 2017. DOI: 10.18764/2178-2229.v24n1p15-30. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580. Acesso em: 13 mar. 2024.

NACARATO, A.M. As narrativas de vida como fonte para a pesquisa Autobiográfica em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS, v. 8, número temático, 2015.

NAKAYAMA, B.C.M.S.; GAMA, R.P. Narrativas educativas e a constituição de grupos que integram ensino, pesquisa e extensão. In: NAKAYAMA, B.C.M.S.; PASSOS, L.F. (orgs.) Narrativas, Pesquisa e Formação de Professores: dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas. Curitiba, CRV, 2018.

PENSIN, D.P. Formação continuada de docentes da educação superior: problematizando práticas na perspectiva da inovação pedagógica. Florianópolis, ANPED SUL, 2014.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior. 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2014.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2012.

RIVAS, J.I. Aportes de la investigación narrativa a la formación docente. In: BEDACARRATX, V… [et al.] Formación en la práctica docente: recorridos, sentidos y significaciones desde los márgenes. Puerto San Julián, 2023. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/374081260

RIVAS-FLORES, J.I. Transformar la investigación para transformar la educación. In: RIVAS-FLORES, J.I. (coord.) Investigación transformativa e inclusiva en el ámbito social y educativo. Barcelona, Octaedro, 2021.

RUÉ, J. La universidad española, sus desafíos y su capacidad de agencia. Educar, especial 30 aniversario, 2013, p. 9-31.

SARAMAGO, G.; LOPES, E.M.C.; CARVALHO, V.A. Saberes profissionais do docente universitário. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.23, m.01, p.70- 88, jan/jun., 2016.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

SHULMAN, L.S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.

SILVA, L.L. Políticas de formação de professores(as) universitários(as) em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n.1, p.113-126, jan/mar, 2017.

SOUZA, M.J. Formação continuada na educação superior: narrativas de processos identitários. Tese (Doutorado em Educação) Instituto de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023.

ZABALA, J.M.G. El espacio europeo de educación superior, un reto para la universidad: competencias, tareas y evaluación, los ejes del currículum universitario. Barcelona, Ediciones Octaedro, 2005.

ZABALZA-BERAZA, M.A. Formación del profesorado universitario. Revista de Investigación Educativa, Santiago de Compostela, vol. 19, n. 2, p. 659-662, 2001.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Souza, M. J. de, Monteiro, F. M. de A., & Flores, J. I. R. (2024). O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.