O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUA DIMENSÃO FORMATIVA NA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5338Palavras-chave:
Alfabetização, Classes Multisseriadas, Escolas do Campo, Método autobiográficoResumo
A presente pesquisa tem por objeto de estudo: o método autobiográfico como elemento de formação no processo de alfabetização em classes multisseriadas. Parte da seguinte questão-problema: Como se caracterizam suas rotinas na alfabetização de crianças em classe multisseriada na escola do campo? Tem por objetivo: caracterizar as rotinas de alfabetização em classes multisseriadas em escolas do campo. A pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização em classes multisseriadas como uma modalidade educacional marcada por singularidades inerentes à identidade e à cultura dos povos do campo. Sobre as classes multisseriadas, entende que são contextos que oferecem a primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano), em um espaço único de aprendizagem, para atendimento de alunos que se encontram em diferentes séries ou anos escolares. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo orientado pelos princípios do método autobiográfico, consolidado por meio da pesquisa narrativa, conforme as proposições de Dominicé (1988) e Ferraroti (2010). A produção das narrativas ocorreu por meio de entrevistas narrativas a partir dos pressupostos de Schultze (1992). Participaram da pesquisa, (03) três alfabetizadoras que atuam em uma escola de classes multisseriadas, de uma escola do campo, da rede municipal de ensino da cidade de Caxias/MA (locus da investigação). O método autobiográfico nesse estudo, considera a dimensão do reconhecimento da subjetividade das professoras alfabetizadoras e suas contribuições no processo educacional de crianças residentes no campo ao longo do tempo.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. A Educação Básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 65-86.
ATTA, Dilza. Educação, cultura e humanização nas escolas do campo. Brasília, Expressão Popular, 2003.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: http://doi.org/10.7476/97885751114698. Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização e Diversidade. Programa Escola ativa. Orientações Pedagógicas para Formação de Educadores e Educadoras. – Brasília: SECAD/ MEC, 2009.
CALDART, Roseli S. Movimento Sem Terra: Lições de Pedagogia. Currículo sem Fronteiras. v. 3, n.1, p.50-59, jan./jun.2011. Disponível em: < www.curriculosemfronteiras.org> . Acesso em: 17 de Julho de 2020.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira Revisão técnica de Fernando Scheibe. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez. 2012
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 51-61.
FERRAROTI. F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (Orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
HAGE, Salomão Mufarrej. Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Coleção Caminhos da Educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
JOLIBERT, Josette et al. Além dos Muros da Escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006. Tradução: Ana Maria Neto Machado.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2000, p.90.
KLEIMAN, Ângela. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola / Ângela B. Kleiman, Silva E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999. (Coleção Ideias Sobre Linguagem).
RODRIGUES, Caroline Leite. Educação no meio rural: um estudo sobre salas multisseriadas. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-8MAHYM Acesso em: 17 de out. 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, n.03, 2000. 128p.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, n.04, 2012.
SOUZA, E. C. de. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de. (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: (Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica - Educação), Paulus, 2008. p. 85-101.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação UFSM, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.
SOUZA, E. C. et al. Ruralidades, ritos de passagem e acompanhamento escolar – Salvador: EDUFBA, 2018. p. 88.
SOUZA, E. C. et al. Ruralidades, práticas pedagógicas e narrativas docentes - Salvador: EDUFBA, 2018. p. 205.
SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 210-222.
TOLEDO, Maria Cristina Moiana de. A Escola do Campo e a Pesquisa do Campo. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.