A BNCC E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL MUNICIPAL DE ITAMARAJU (BAHIA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4865

Palavras-chave:

BNCC, Educação Escolar Indígena, Políticas educacionais, Povo Pataxó

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os níveis de adesão aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das diretrizes da modalidade Educação Escolar Indígena no currículo municipal. Por meio de uma pesquisa qualitativa realizada com base na análise documental e no estudo de caso do documento curricular do município de Itamaraju (Bahia), do Ensino Fundamental, identificaram-se alguns níveis de consonância aos parâmetros da BNCC e aos marcos legais e pedagógicos da educação escolar indígena, sobretudo, a respeito da inclusão do componente curricular Língua Materna (Patxohã) do povo Pataxó do sul da Bahia.

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Biografia do Autor

Eliete da Silva Pereira, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Pós-Doutoranda no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), com Bolsa de Pós-Doutorado Sênior CNPq, São Paulo, SP, Brasil. 

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

da Silva Pereira, E. (2024). A BNCC E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL MUNICIPAL DE ITAMARAJU (BAHIA) . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4865

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