USOS DA LITERATURA INFANTIL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CAMPONESAS: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4433

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Escola, Infância

Resumo

Este estudo analisa os usos da literatura infantil (LI) durante os processos de alfabetização de crianças camponesas, destacando as contribuições da educação literária para a formação de leitores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de campo, em que se utilizou as entrevistas semiestruturadas como dispositivos de produção de dados. As interlocutoras foram cinco professoras alfabetizadoras, que atuam em duas escolas rurais da rede municipal de educação de Novo Santo Antônio (PI), cidade localizada a 116 km de Teresina, capital do estado do Piauí. Os resultados apontam que as professoras utilizam a LI, a priori, como estratégia metodológica para o ensino da leitura e da escrita, privilegiando a função pedagógica em detrimento do que é proposto pela educação literária, a saber: as propriedades singulares da criação artística. Conclui-se que é necessário desenvolver ações de formação continuada para que as professoras concebam a alfabetização como processo de compreensão do sistema alfabético de escrita, e o letramento como uso desse sistema em práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, garantindo que a LI seja trabalhada a partir da perspectiva da educação literária.

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Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista CAPES/BRASIL do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3652-8213.  E-mail: raimundinhamelo@yahoo.com.br

Hévinlly Chaves Rodrigues , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Especialista em Educação do Campo pela UFPI. Ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica CAPES/UFPI. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5880-0803

 

Elvira Cristina Martins Tassoni , Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora do Programa do Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: cristinatassoni@puc-campinas.edu.br

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Melo, R. A., Chaves Rodrigues , H., & Tassoni , E. C. M. (2024). USOS DA LITERATURA INFANTIL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CAMPONESAS: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4433

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