FORMAS DE COLABORAÇÃO E(M) RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4364

Palavras-chave:

formas de colaboração, relações intergovernamentais na educação, educação integral em tempo integral

Resumo

Este artigo é um recorte de tese de doutorado que analisou as formas de colaboração nas relações intergovernamentais entre entes federativos — União, Estado e municípios —, no que se refere ao desenvolvimento do Programa Mais Educação em dois municípios piauienses — Teresina e Valença do Piauí —, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2016. Os aportes teóricos relacionados às temáticas da investigação se sustentam nos estudos de G. Araújo (2010, 2012, 2013), Cury (2010, 2015), Coelho (2009) e Silva e Silva (2013), entre outros pesquisadores que trabalham com questões básicas dessa investigação — formas de colaboração e políticas de Educação Integral em Tempo Integral. Metodologicamente, trabalhou-se com a pesquisa teórico-bibliográfica, documental e empírica. Com este estudo, constatou-se que foram variadas as formas de colaboração entre os municípios de Valença do Piauí, Teresina, o Governo do Estado do Piauí e o Governo Federal no desenvolvimento do Programa Mais Educação. Entende-se que a disparidade encontrada na operacionalização desse Programa em diferentes municípios brasileiros poderia ser minimizada, caso fossem projetados recursos mínimos ou desejáveis como contrapartida dos entes federativos, consideradas suas capacidades financeiras.

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Biografia do Autor

Valdeney Lima da Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE;  Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO;  Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus de Bom Jesus. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tempos, Espaços e Educação Integral. E-mail: valdeneylima@bjs.uespi.br 

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Mestra em Teoria Literária e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Coordena o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO). E-mail:  ligiamartha25@outlook.com.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Costa, V. L. da, & Coimbra da Costa Coelho, L. M. (2023). FORMAS DE COLABORAÇÃO E(M) RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4364

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