FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348

Palavras-chave:

Profissão docente, Habitus, Representações sociais

Resumo

Este estudo é um recorte da tese de doutoramento apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diante da amplitude da referida pesquisa, optamos, para o momento, analisar a representação social de professores supervisores acadêmicos de estágio supervisionado sobre docência. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se fundamenta na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978), com esse respaldo, discutimos os resultados da entrevista semiestruturada aplicada a professores universitários que ministram disciplinas de estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte-UERN. Para análise dos dados utilizamos a técnica de categorização sob a égide da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), com uso da análise temática e categorial. Como resultados ponderamos que a representação social de docência se alicerça na história de vida, na trajetória enquanto estudantes e nas experiências vivenciadas no cotidiano da profissão. No mais, foi possível identificar alguns elementos que podem caracterizar a existência de um habitus que engendra a prática desses sujeitos e reverberam nas representações sociais sobre a profissão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em Educação, professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Interesse de pesquisas nas áreas de: Formação de professores, representações sociais, alfabetização e letramento e práticas pedagógicas. Conta com publicações em períodicos indexados Nacionais na area da Educação e Ensino. E-mail: antoniamaira@uern.br 

Elda Silva do Nascimento Melo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/ Espanha. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora e Pró-reitora de Graduação da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais. Com Publicações em períodicos indexados Nacionais. 

Referências

BAILLAUQUÉS, Simone. Trabalho das representações na formação dos professores. In: CHARLIER (org.). Formando professores profissionais: Quais as estratégias? Quais as competências? 2. ed. Porto Alegre: Armed, 2001.

BARDIN, Laurince. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Análise de conteúdo.1. reimp. da edição de 2011. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU; P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Correa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BOURDIEU; P. Coisas ditas. Tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU; P. A miséria do mundo. São Paulo: Vozes, 1997.

CAMPOS, Jameson Ramos. “Era um sonho de criança”: a representação social da docência para os professores do município de Queimadas-PB. Dissertação (Mestrado em Educação) -Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008, 173p. Disponível em < https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14245 >. Acesso em: 17 de junho de 2019.

DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Habitus docente, sens pratique e representações sociais In: ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa (org). Bourdieu e Moscovici: Fronteiras, interfaces e a aproximações. Santos/SP: Editora Universitária Leopoldina, 2019 [e-book]. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/337926301_Livro-BOURDIEU-e-MOSCOVICI-FRONTEIRAS-INTERFACES-E-APROXIMACOES >Acesso em: 30 de setembro de 2019.

DOMINGOS SOBRINHO, M. Habitus, Campo Educacional e a construção do ser professor da educação básica. Revistainter-legere. Educação e Sociedade, 2011. Disponível em:< https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4411/3600 >.Acesso em 03 de maio de 2019.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia não Cartas a Quem Ousa Ensinar. Editora Olho d' Água, 1994.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de professores. p. 31- 61. Porto, Portugal: Porto Editora, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.

JODELET, D. O Encontro dos saberes. In: JESUINO, Jorge Correia (org.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIRA, A.A.D.S. Tornar-se, ser e viver do professorado: entre regularidades e variações indenitárias. 271f. Tese (doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14107 >. Acesso 15 de Junho de 2019.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MACEDO, Adalvanira da Silva Batista; CAVALHÊDO, Josânea Lima Portela. Espaços formativos no estágio curricular supervisionado de Pedagogia: Narrativas das professoras em narração. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, ano 26 n.46, ano 2021. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/12435 . Acesso em 18 de fevereiro de 2024.

MACHADO, Laêda Bezerra; AZEVEDO, Márcia Ferreira; FREIRE, Suelen Batista. O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia. Roteiro, Joaçaba, v. 38, n. 2, p. 311-336, jul./dez. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Maira%20Emilly/Downloads/Dialnet-OBomProfessorUniversitarioNasRepresentacoesSociais-5161719.pdf . Acesso em: 04 de abril de 2020.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.

REIS, Rennata Paolla Jacintho Peres. Ser professor no ensino superior: representações sociais das práticas docentes por formadores do curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, 2014. Disponível em:< https://portal.estacio.br/media/3284/rennata-paolla-jacintho-peres-reis.pdf >. Acesso em: 17 de julho de 2019.

SILVA, Rafael Celestino da; FERREIRA, Márcia de Assunção. Construindo o roteiro de entrevista na pesquisa em representações sociais: como, por que, para que. Esc Anna Nery (impr.), 2012 jul-set; 16 (3):607-611. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n3/26.pdf. Acesso em: 15 de outubro de 2019.

SPINK, M. J. P. O estudo empírico das representações sociais. In: SPINK, M. J. P. (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 85-108.

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013

VEIGA, Ilma Passos A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma P. A. D Ávila, Cristina. (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, Papirus editora, 2008.

ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Vieira, A. M. E. C. da S. ., & Melo , E. S. do N. . (2024). FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.