FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348

Palavras-chave:

Profissão docente, Habitus, Representações sociais

Resumo

Este estudo é um recorte da tese de doutoramento apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diante da amplitude da referida pesquisa, optamos, para o momento, analisar a representação social de professores supervisores acadêmicos de estágio supervisionado sobre docência. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se fundamenta na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978), com esse respaldo, discutimos os resultados da entrevista semiestruturada aplicada a professores universitários que ministram disciplinas de estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte-UERN. Para análise dos dados utilizamos a técnica de categorização sob a égide da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), com uso da análise temática e categorial. Como resultados ponderamos que a representação social de docência se alicerça na história de vida, na trajetória enquanto estudantes e nas experiências vivenciadas no cotidiano da profissão. No mais, foi possível identificar alguns elementos que podem caracterizar a existência de um habitus que engendra a prática desses sujeitos e reverberam nas representações sociais sobre a profissão.

 

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Biografia do Autor

Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em Educação, professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Interesse de pesquisas nas áreas de: Formação de professores, representações sociais, alfabetização e letramento e práticas pedagógicas. Conta com publicações em períodicos indexados Nacionais na area da Educação e Ensino. E-mail: antoniamaira@uern.br 

Elda Silva do Nascimento Melo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/ Espanha. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora e Pró-reitora de Graduação da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais. Com Publicações em períodicos indexados Nacionais. 

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Vieira, A. M. E. C. da S. ., & Melo , E. S. do N. . (2024). FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348

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