VIOLÊNCIA ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4345

Palavras-chave:

violência, escola, prática pedagógica;, docente

Resumo

A violência é um fenômeno visível socialmente, e a escola é uma instituição onde se desenvolve de diferentes formas, denotando a sua relevância no ambiente educacional. Neste contexto, objetiva-se descrever os estudos publicados, entre os anos de 2013 a 2022, acerca da violência escolar, tendo como parâmetro a prática pedagógica dos professores na Educação Básica. O estudo é de natureza quanti-qualitativa de cunho exploratório e descritivo, desenvolvido a partir de estatísticas básicas, análise de similitude e de conteúdo. A partir do corpus textual em análise, emergiram três categorias: i) violência, que apresentou conexão com os termos escola, prática docente e pesquisa; ii) professor, que interagiu com aluno, estudo e ensino; e, iii) escolar, que se interligou com contexto social. Os resultados indicam que a violência escolar tem forte impacto sobre o comportamento dos docentes e discentes, o que resulta em adoecimento e desmotivação pela profissão entre os professores e provoca evasão escolar, medo e danos psicológicos nos alunos. Conclui-se que a violência escolar é uma variável que precisa ser mais estudada e discutida pelos profissionais da educação e pela sociedade, a fim de construir soluções que, por um lado, combatam atitudes danosas ao ambiente escolar e, por outro, evitem danos físicos e psicológicos, particularmente, aos principais sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Enizete Andrade Ferreira Estumano, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor vinculado à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Rod. PE-18, Distrito Industrial, Abreu e Lima, Pernambuco, Brasil

Emmanuelle Pantoja Silva, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação, Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutorando em Educação, Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Gestão Educacional e Docência no Ensino Básico e Superior (Instituto Carreira/ FAAM); Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Química (Universidade Estadual do Pará/ UEPA). Desenvolve pesquisas relacionadas as seguintes temáticas: Teoria Social Cognitiva; Autorregulação; Autorregulação da Aprendizagem; Desengajamento moral; Violência Escolar; Aprendizagem Docente; Tecnologias na Aprendizagem.

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia, Universidade Federal do Pará (UFPA), professora adjunta da UFPA, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP -UFPA) e é professora permanente da linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED- UFPA). É docente da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação (ICED- UFPA)

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Andrade Ferreira Estumano, E., Pantoja Silva, E. ., & Ferreira Holanda Ramos, M. (2024). VIOLÊNCIA ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4345

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