EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3993

Palavras-chave:

Inclusão na Educação, Diferenças, Diversidade, Educação Intercultural

Resumo

O Brasil é um país cuja construção histórica está marcada pela segregação e exclusão de diferentes grupos sociais, inferiorizados por uma perspectiva neocolonial de sociedade que, hegemônica e eurocêntrica, nega a estes coletivos direitos básicos, como a educação. Entretanto, nas últimas décadas, diversos grupos identitários, lutando contra os padrões hierarquizantes dessas relações de poder, fizeram valer na legislação diversas conquistas no que refere ao reconhecimento dos seus direitos sociais. Este artigo objetiva aprofundar o debate sobre a questão das diferenças e da diversidade na educação e sobre como elas podem ser abordadas nos ambientes educacionais de uma perspectiva inclusiva. Para tanto, analisa os conceitos de diferença e diversidade, em seus múltiplos sentidos e relações com a construção das identidades e categorização das diferenças. Na sequência, descreve as contribuições dos movimentos sociais para o reconhecimento das diversidades e diferenças na sociedade brasileira, bem como suas contribuições para avanços na legislação educacional. E, ao examinar a presença de diversidades e diferenças na estrutura educacional brasileira, argumenta sobre a perspectiva intercultural crítica enquanto possibilidade para problematizar a desigualdade nas relações de poder, questionar paradigmas educacionais padronizadores de corpos e mentes e, por conseguinte, criar condições para uma educação inclusiva, em diálogo permanente com a diversidade e de valorização das diferenças. Fundamentam o texto autores com perspectiva decolonial, dedicados ao debate sobre a construção das identidades a partir das diferenças, como Woodward (2000) Tadeu da Silva (2000) e Quijano (2005), além de estudiosos sobre a inclusão das diferenças na educação a partir de uma concepção intercultural crítica, como Sacristán (2002), Gomes (2007, 2011) e Candau (2012, 2020).

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Biografia do Autor

Jairo José Tonet, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bacharel em Turismo e Licenciado em Geografia. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) e Professor da Educação Básica Pública Estadual de SC, Brasil. E-mail: jtonet@furb.br

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado e Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Coordenadora do Laboratório de Didática da História – LADIH/FURB, Blumenau, SC, Brasil.  E-mail: crrodrigues@furb.br

Stela Maria Meneghel, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.  E-mail: smeneghel@furb.br

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Tonet, J. J., Rodrigues, C. R., & Meneghel, S. M. (2023). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3993

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