CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DAS IDENTIDADES/DIFERENÇAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.3970Palavras-chave:
Currículo escolar, Planejamento Escolar, Identidades, DiferençasResumo
O presente artigo discute as percepções de docentes de uma escola pública amazônica a respeito das identidades/diferenças culturais entrelaçadas ao desenvolvimento profissional. Toma-se como principal referência o campo teórico dos Estudos Culturais (Hall, 1997; 2015) e sua articulação com a educação (Candau 2008; 2012; Fleuri, 2000), com foco na formação de professores, considerando-se o conceito de desenvolvimento profissional (Novoa, 2009; Tardif, 2012). Os procedimentos metodológicos da pesquisa se baseiam nos pressupostos da bricolagem (Kincheloe; Berry; 2007; Nelson; Treichler; Grassberg, 2013), articulando entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão on-line, além de análise documental. A análise dos dados, em especial aqueles emergidos por meio das narrativas dos/as professores/as, aponta práticas educativas que reforçam a invisibilidade e/ou silenciamento das diferentes culturas e identidades consideradas “inferiores” e/ou “sem cultura”, indicando, portanto, a necessidade do desenvolvimento profissional docente com abordagem para as temáticas das identidades/diferenças, a fim de contribuir para a ressignificação de práticas educativas voltadas para a educação intercultural.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan-mar. 2012.
CANDAU, V. M. F. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, nº37 jan/abr. 2008.
CANDAU, V. M. F. Educação, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79. Rio de Janeiro, agosto/2002.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.
CANDAU, V. M. F. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n.01, p. 15-34, jan./mar. 2016.
FERNANDES, J. R. O. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005.
FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 67-81.
FLEURI, R. M. (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí, RS: Unijuí, 2002.
GONÇALVES, N. Estudos culturais e currículo multicultural: contribuições para a reflexão do currículo na escola. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 15, p. 1-3, 2010.
HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 14. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HERDEIRO, R.; Silva, A. M. (2011). Desenvolvimento profissional docente: contextos e oportunidades de aprendizagem na escola. In: LOZANO, A. B. et al (Orgs.). Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Coruña: Facultad de Ciências da Educación, p. 2717-2728.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, E. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras, 2006, 6.2: 98-113.
MEINERZ, C. B. Grupos de discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T.T. Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, agosto, 2002.
NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GRASSBERG, L. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. 2009.
OLIVEIRA, R. M. de. Currículo escolar: um conjunto de conhecimentos para a concretização de objetivos educacionais. Núcleo do Conhecimento. Edição 8. Ano 02, vol. 05. p.p. 52-73, novembro de 2017.
OLIVEIRA, Z. M. F. de. Currículo: um instrumento educacional, social e cultural. Diálogo Educacional (PUCPR), v. 8, p. 535-548, 2008.
PARAÍSO, M. A. Diferença no currículo. Caderno de Pesquisa, v. 40, nº 140, p. 587-604, maio/ago., 2010.
KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
REIS, D. A. dos. Currículo intercultural crítico na escola: formação que produz diferenças. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 135-150, jul. 2017.
RODRIGUES, C. S. D.; THERRIEN, J.; FALCÃO, G. M. B.; GRANGEIRO, M. F. Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade. Caderno de Pesquisa, v. 46, n. 162, p. 966-982, out./dez. 2016.
SANTOMÉ, J. T. A educação em tempos de neoliberalismo. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SERPA, A. Cultura escolar em movimento: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.
SILVEIRA, R. M. H. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, M. V. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SILVA, T. T. da. Currículo e identidade social: Território contestados. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013.
SILVA, V. A. da; REBOLO, F. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 1, p. 179-190, jan./mar. 2017.
SOUZA, M. I. P.; FLEURI, R. M. Educação intercultural mediações necessárias. In: FLEURI, R. M. (Org.). Entre limites e liminares de culturas: educação na perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SOUSA, R. R. de; ALMEIDA, S. do C. D. de. Currículo e diversidade cultural: origem de conflitos no ambiente escolar. Mutações [S. l.], v. 5, n. 8, 2014. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/717. Acesso em: 13 fev. 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009, p. 12-42.