LUTA CONTRA A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: SIGNIFICAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3594Palavras-chave:
Pedagogia Social. Educação Social. Formação HumanaResumo
O objetivo do texto é apresentar a análise das significações de Educadores Sociais acerca de sua prática educativa, um fenômeno histórico ainda em construção. O presente artigo é parte integrante de nosso estudo de mestrado em Educação e, tem sua raiz na necessidade de investigar que mediações da prática educativa dos Educadores Sociais contribuem para a formação humana de crianças e adolescentes em situação de pobreza. Apoiamo-nos nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético proposto por Marx; Engels (2007), na Psicologia Histórico-Cultural a partir das ideias de Vigotski (1995, 2007 e 2009), bem como na compreensão de educação proposta pela Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2011, 2013). Tais fundamentos possibilitaram a discussão e compreensão do fenômeno por meio da análise de dados produzidos na entrevista e encontros reflexivos (Szymanski; Almeida; Prandini, 2018) com dois Educadores Sociais. Adotamos como procedimento de análise dos dados a proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborada por Aguiar; Soares e Machado (2015) e, Aguiar; Aranha e Soares (2021). Como resultados, apreendemos que a Pedagogia Social-Educação Social se apresenta como uma proposta questionadora de porque “ela é ignorada?”; “quais as portas que estão abertas?” Os Educadores Sociais, significam que o seu trabalho constitui um “processo de confrontar essa linha” imposta pela sociedade capitalista, na busca das condições adequadas para a transformação dessa situação, buscando garantir o acesso aos bens culturais e materiais produzidos pelo conjunto da humanidade, os quais eles têm acesso até o momento.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. DE; ARANHA, E. M. G. E S.; SOARES, J. R. Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa [online]São Paulo, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053147305>. Acesso em: 1 mar. 2022
AGUIAR, W. M. J. DE; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2021
AGUIAR, W. M. J. DE; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa [online], 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053142818>. Acesso em: 1 mar. 2022
CARIDE, J. A. Las fronteras de la Pedagogía Social: perspectivas científica e histórica. Barcelona: Editorial Gedisa, 2005.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
MARTINS, L. M. A formação da consciência como uma das condições para a superação dos limites históricos impostos pelo capitalismo. In: JOSÉ CLAUDINEI, L. (ORG. . (Ed.). . Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia, MG: Navegando, 2016.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução: Rubens Enderle; Tradução: Nélio Schneider; Tradução: Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, n. 71, p. 45– 78, 2000.
ROMANS, M.; PETRUS, A.; TRILLA, J. Profissão: Educador Social. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Armed, 2003.
RUBINSTEIN, S. L. Princípios de Psicologia Geral. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. v. VI
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 25–46, 2013.
SCHAFF, A. O marxismo e o indivíduo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R. DE; PRANDINI, R. C. R. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
TEIXEIRA, C. DE S. M. Reflexão Crítica como atividade de pesquisa e formação docente. In: Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e suas práticas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2012. v. Ip. 111–122.
TONET, I. Educação e formação humana. Ideação [S. l.], v. 8, n. 9, p. 9–21, 2000.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.
TULESKI, S. C.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. Psicologia Histórico-cultural, marxismo e educação. Revista Teoría y crítica de la psicología, v. 3, p. 281–301, 2013.
VIGOTSKI., L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, [S. l.], 2010. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42022. >. Acesso em: 2 nov. 2022
VIGOTSKI, L. S. A transformação socialista do homem. Tradução: Marxists Internet Archives. VARNITSO, USSR: Socialisticheskaja peredelka cheloveka, 1930.
VIGOTSKI, L. S. Problemas de psicología general. Madri: Visor, 1983.
VIGOTSKI, L. S. Problemas del desarrollo de la psique. Madri: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VIGOTSKI, L. S. El papel del ambiente en el desarrollo del niño. La genialidade y otros textos inéditos. Buenos Aires Editorial Almagest, 1998.
VIGOTSKI, L. S. Génesis de las funciones psíquicas superiores. In: Obras escolhidas. Madri: Visor, 2000. v. 3p. 139–168.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade [online], 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200002>. Acesso em: 20 mar. 2022