INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2987

Palavras-chave:

Innovación pedagógica, formação de professores, Professores de pedagogia

Resumo

A temática sobre inovação pedagógica tem sido abordada ao longo do século XX, e mais enfaticamente na atualidade. Na discussão sobre a prática pedagógica, envolvendo a inovação, e a própria formação dos professores, este estudo tem o objetivo de descrever as concepções de professores de Pedagogia sobre inovação pedagógica. Para tanto foi realizada pesquisa de caráter quantitativo, utilizando questionário com 57 perguntas abertas e fechadas abordando a temática em questão, além de informações sociodemográficas. Participaram do estudo, 205 professores de cursos de Pedagogia distribuídos por todas as regiões do país, sendo estabelecida amostra por conveniência. A aplicação ocorreu de forma remota, por meio do Google Forms. Os resultados revelam que na maioria dos respondentes, são do sexo feminino, casados, com idade entre 36 e 40 anos e atuando em uma ou duas IES. Dados que vão ao encontro das estatísticas apresentadas pelo INEP. Os professores de Pedagogia, participantes desse estudo, concebem inovação pedagógica como rica, ativa, criativa, embora trabalhosa. Entendem que a criatividade, a curiosidade e saber trabalhar em equipe, são qualidades essenciais de um professor inovador. Para eles, a inovação pedagógica depende, principalmente, de aulas bem preparadas, formação docente específica e recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Domingos, Universidade Estácio de Sá

Professor e designer. Doutor em Educação pela UNESA (2020), Mestre em Educação pela UNESA (2016), graduado em Letras pela UNESA e graduado em Design pela UNESA. Professor Titular III e pesquisador na UNESA, nas áreas: Licenciatura, Economia Criativa e Engenharias. Coordenador do Escritório Modelo de Inovação e Empreendedorismo em Engenharia na UNESA. Professor na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Pedagoga, graduada em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá (UNESA RJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação; e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá

Psicóloga, Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano (UNITAU), MBA em Gestão de Pessoas (FGV), especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência em gestão técnica, administrativa e de pessoas. Atuação na Educação Básica como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem para EaD e tutora eletrônica e na curadoria de materiais digitais. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Referências

ARAÚJO, Raul.; BELIAN, Rosalie. Concepções de professores universitários sobre inovação pedagógica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 387-400, 2018.

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

BRASIL. Decreto nº 667, de 16 de agosto de 1890. Crêa um estabelecimento de ensino profissional sob a denominação de Pedagogium. Coleção de Leis do Brasil, 1890.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Formação e (re)construção identitária: estudo das memórias de professores do ensino básico inscritos em um programa de formação continuada. Campinas: Tese (PhD em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2003.

DINIZ-PEREIRA, Julio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, 2011.

DOMINGOS, Silvio Duarte. As representações sociais de inovação para professores de pedagogia. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estácio de Sá, 2020.

FREITAG, Raquel Meister Ko. Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência? Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 2, p. 667-686, 2018.

FULLAN, Michel. El Cambio educativo: guía de planeación para maestros. México: Trilhas, 2000.

FULLAN, Michel.; HARGREAVES, Andy. La Escuela que queremos. México: SEP/ Amorrortu, Biblioteca para la Actualización del Maestro, 1999.

GATTI, Bernadete. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004.

GATTI, Bernadete A. et al. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GATTI, Bernadete A; et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

HAVELOCK, Ronald G. Guide for innovation through dissemination and utilization of knowledge. Ann Arbor, Mich., University of Michigan, 1971.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior. Brasília, 2003.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior. Brasília, 2009.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior. Brasília, 2016.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior. Brasília, 2018.

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Inovação pedagógica: Uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva, Santa Catarina, v. 29, n. 2, p. 507-533, 2011.

LEITE, Denise et al. Inovação na Universidade: a pesquisa em parceria. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 3, n. 4, p. 41-52, 1999.

MENEZES-FILHO, Naercio A.; OLIVEIRA, Alison Pablo. A Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Renda per Capita no Brasil. Insper, Policy Paper, v. 9, 2014.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos A.; MORALES, Ofelia E. T. (org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2. p. 15-33. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

MOREIRA, Francisco Ignacio de Carvalho. Relatório sobre a Exposição Internacional de 1862. Câmara dos Deputados, 1863.

PEREIRA, Guilherme; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 66-79, 2016.

QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educação em revista, Curitiba, n. 65, p. 249-263, 2017.

SANTOS, Boaventura S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1994

SANTOS, Boaventura S.; ALMEIDA FILHO, Naomar. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2019.

SCHUMPETER, Joseph Alois. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SPOSITO, Marília Pontes. Estudos sobre juventude e educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 05 e 06, p. 37-52, 1997.

UNESCO. Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.

VEIGA, Ilma P. A. Inovações e projeto-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

WAGNER, Flávia; CUNHA, Maria Isabel da. Oito assertivas de inovação pedagógica na educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 27-41, 2019.

WAGNER, Flávia; CUNHA, Maria Isabel da. Qual a importância de inovar no ensino superior? Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 19-23, set/dez. 2019b.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Domingos, S., Querido de Oliveira Chamon, E. M., & Santana, . L. (2023). INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 220–242. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2987

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.