INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2987

Palavras-chave:

Innovación pedagógica, formação de professores, Professores de pedagogia

Resumo

A temática sobre inovação pedagógica tem sido abordada ao longo do século XX, e mais enfaticamente na atualidade. Na discussão sobre a prática pedagógica, envolvendo a inovação, e a própria formação dos professores, este estudo tem o objetivo de descrever as concepções de professores de Pedagogia sobre inovação pedagógica. Para tanto foi realizada pesquisa de caráter quantitativo, utilizando questionário com 57 perguntas abertas e fechadas abordando a temática em questão, além de informações sociodemográficas. Participaram do estudo, 205 professores de cursos de Pedagogia distribuídos por todas as regiões do país, sendo estabelecida amostra por conveniência. A aplicação ocorreu de forma remota, por meio do Google Forms. Os resultados revelam que na maioria dos respondentes, são do sexo feminino, casados, com idade entre 36 e 40 anos e atuando em uma ou duas IES. Dados que vão ao encontro das estatísticas apresentadas pelo INEP. Os professores de Pedagogia, participantes desse estudo, concebem inovação pedagógica como rica, ativa, criativa, embora trabalhosa. Entendem que a criatividade, a curiosidade e saber trabalhar em equipe, são qualidades essenciais de um professor inovador. Para eles, a inovação pedagógica depende, principalmente, de aulas bem preparadas, formação docente específica e recursos tecnológicos.

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Biografia do Autor

Silvio Domingos, Universidade Estácio de Sá

Professor e designer. Doutor em Educação pela UNESA (2020), Mestre em Educação pela UNESA (2016), graduado em Letras pela UNESA e graduado em Design pela UNESA. Professor Titular III e pesquisador na UNESA, nas áreas: Licenciatura, Economia Criativa e Engenharias. Coordenador do Escritório Modelo de Inovação e Empreendedorismo em Engenharia na UNESA. Professor na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Pedagoga, graduada em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá (UNESA RJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação; e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá

Psicóloga, Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano (UNITAU), MBA em Gestão de Pessoas (FGV), especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência em gestão técnica, administrativa e de pessoas. Atuação na Educação Básica como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem para EaD e tutora eletrônica e na curadoria de materiais digitais. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Domingos, S., Querido de Oliveira Chamon, E. M., & Santana, . L. (2023). INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 220–242. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2987

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