INFÂNCIA E AUTORIDADE EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: NARRATIVAS DE AVÓS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2962

Palavras-chave:

nfância. Autoridade. Avós e netos. Relações intergeracionais. Educação

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado e tem como objetivo refletir sobre infância e autoridade em relações intergeracionais. Na metodologia, seguiu-se a abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas individuais e coletivas por meios digitais (plataforma Zoom e aplicativo WhatsApp). Foram realizadas dez entrevistas individuais com sete avós e três avôs, moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, e uma entrevista coletiva com seis de seus netos crianças. Neste artigo, é enfatizada a perspectiva das/os avós sobre o papel e as diferentes atribuições que têm assumido nas famílias contemporâneas, colocando em questão o papel das/dos avós/avôs na educação das crianças. As narrativas evidenciam a tensão entre dar ou não conselhos, a oposição das/os participantes à ideia de que as avós e os avôs deseducam, e o afeto, a amorosidade, o diálogo e a brincadeira como aspectos valorizados na relação com as crianças. O texto dialoga, principalmente, com a filosofia de Walter Benjamin e a antropologia filosófica de Martin Buber. Além desses teóricos, Hannah Arendt, Myriam Lins de Barros, Françoise Dolto, Manuel Sarmento, entre outras/os, fundamentam essa discussão.

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Biografia do Autor

Liana Garcia Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestra em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio) e Pedagoga (UERJ). Pesquisadora do grupo Infância, Formação e Cultura - INFOC (PUC-Rio). É Orientadora Pedagógica em escola da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ; Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil; e Professora do Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil, no Instituto Superior de Educação Pró-Saber. 

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Castro, L. G. . (2022). INFÂNCIA E AUTORIDADE EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: NARRATIVAS DE AVÓS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 172–201. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2962