PERCEPÇÕES DA REDE FAMILIAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DO ESTUDANTE DEFICIENTE DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2842

Palavras-chave:

Percepção. Família. Deficiência

Resumo

A inclusão somente pode ocorrer de forma efetiva a partir da mudança nas atitudes e nos pensamentos dos grupos que compõem a sociedade, como é o caso do grupo familiar, tido como uma das esferas sociais mais antigas de integração e apoio à pessoa com deficiência. Objetivou-se, neste trabalho, examinar as percepções das famílias sobre a trajetória de vida do estudante deficiente na Universidade Federal de Viçosa - UFV, Campus Viçosa/MG, com ênfase em seu processo de acesso e permanência no ambiente universitário. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a técnica da História Oral, por meio da entrevista narrativa, conjugada com o levantamento bibliográfico. Os dados foram analisados pelo software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e, posteriormente, tratados pela análise de conteúdo. Os resultados, por meio da análise da nuvem de palavras, identificaram cinco categorias de análise, a saber: dificuldade, UFV, conseguir, família e deficiência. Estas foram consideradas determinantes na trajetória de vida dos entrevistados, segundo a percepção da rede familiar. Pôde-se perceber que, num contexto geral, a maior dificuldade que a família encontra é a financeira e, no âmbito da universidade, a dificuldade consiste no deslocamento, uma vez que a acessibilidade ainda não constitui uma condição ideal. Na visão das famílias, reconhece-se que o deficiente convive com inúmeros problemas em função do tipo de deficiência, embora ele tenha conseguido se adaptar, principalmente com o apoio familiar.

 

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Biografia do Autor

Nathália Dias Pereira Alves Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração e Mestre em Economia Doméstica, ambos pela Universidade Federal de Viçosa.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. É Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica (DED) da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Dias Pereira Alves Oliveira, N. ., & Saraiva de Loreto, M. das D. . (2022). PERCEPÇÕES DA REDE FAMILIAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DO ESTUDANTE DEFICIENTE DO ENSINO SUPERIOR. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 202–233. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2842