ENSINO SUPERIOR NA VIRADA DO SÉCULO: AS POSIÇÕES DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO

Autores

  • Olinda Evangelista Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eneida Oto Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Política para o ensino superior, Reforma Educacional, Universidade, UNESCO, Banco Mundial

Resumo

Este artigo aborda a reforma do Ensino Superior em curso. Analisa os principais documentos publicados pelo Banco Mundial e UNESCO sobre este tópico. Apresenta as avaliações que tais agencias fazem sobre a crise do ensino superior e resume suas recomendações que estão relacionadas a diversificação de instituições de ensino “pós - secundário”, novas formas de financiamento, autonomia e parcerias. Por fim, discute algumas conseqüências políticas da adoção destas medidas no ensino superior brasileiro.

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Publicado

2001-04-15

Como Citar

Evangelista , O. ., & Shiroma, E. O. . (2001). ENSINO SUPERIOR NA VIRADA DO SÉCULO: AS POSIÇÕES DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO . Linguagens, Educação E Sociedade, (6). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2548

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