O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Autores

  • Edna Maria Magalhães do Nascimento UFPI

Palavras-chave:

Filosofia, ensino de Filosofia, saber filosófico, prática pedagógica

Resumo

O artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-04-15

Como Citar

Magalhães do Nascimento, E. M. . (2001). O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. Linguagens, Educação E Sociedade, (6). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 48 49 50 51 52 53 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.