O PODCAST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA, MG, COM ÊNFASE NOS ALUNOS PROTAGONISTAS.
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2491Palavras-chave:
Podcast. Ensino e aprendizagem de Literatura. Educação TecnológicaResumo
O trabalho aqui apresentado demonstra os resultados do estudo realizado sobre como o podcast pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Literatura na educação Básica, sob os conceitos da Educação Tecnológica. Assim, neste recorte, objetivou-se demonstrar as respostas para as seguintes questões da pesquisa focadas nos alunos protagonistas participantes: Como o uso do podcast pode atuar como recurso educacional que contribua positivamente para o gosto e hábito da leitura de textos literários? O uso deste recurso tecnológico é viável à Educação Básica? Os fundamentos teóricos e metodológicos pautaram-se em Eco (1979), Lèvy (1996, 2010), Castells (2012), Nóvoa (2010) e Kenski (2004, 2015) quanto às transformações comunicacionais e tecnológicas do Século XX e as mudanças na educação e, em Freire (2012, 2013, 2015) no que se refere ao conceito educacional de podcast. A pesquisa-ação evidenciou a construção do conhecimento de forma colaborativa por meio da tecnologia educacional a partir da mediação da professora-pesquisadora, com uso do ciberespaço e influência da cibercultura. Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos o podcast, os produtos gerados pelos alunos protagonistas (reconto da obra literária, pod-novela, meta-podcasts e podcast de registro), questionário estruturado aplicado aos alunos beneficiados e observações da professora-pesquisadora. Constatou-se que o uso de tal ferramenta tecnológica no contexto da Educação Básica, gerou benefícios quanto ao ensino e aprendizagem de Literatura junto aos alunos protagonistas que, de modo cooperativo, confirmam que a criação do podcast contribui para fluência, gosto e hábito da leitura, aprimoramento quanto ao ato de ler e falar em público, aprofundamento dos conhecimentos voltados aos tipos textuais trabalhados (novela de cavalaria, resenha) assim como dos processos de escrita (reescrita/síntese), além do desenvolvimento da criticidade dos mesmos, pois
perceberam que a pod-novela não substitui a obra, mas instiga sua leitura. Verificou-se que o podcast teve boa aceitação entre os alunos protagonistas, a ferramenta educacional apresentou certa facilidade quanto ao uso, financeiramente viável e em consonância com a Educação Tecnológica e o Ensino de Literatura na Educação Básica; no entanto, há necessidade de que o professor haja conforme o novo contexto educacional e tecnológico propõe – que gerencie habilidades e estimule a participação colaborativa de seus estudantes.
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