A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ESCOLA COMPLEMENTAR: UMA LEITURA A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Formação de Professores, História da Educação, Escola ComplementaResumo
A partir de uma base teórica assentada em Pierre Bourdieu, a presente investigação tem como objetivo construir elementos para a compreensão da ética da conformidade (BOURDIEU, 1979) à ordem social e aos símbolos e ritmos do grupo como força formação, ainda presentes nas memórias de mulheres, professoras primárias formadas pela escola Complementar. A base empírica, constituída de depoimentos orais de senhoras, ex-complementaristas do Colégio São José, de São Leopoldo, serve como campo de análise para o entendimento de como estas mulheres formadas, carregaram consigo a marca da sujeição a ordem social e o sentimento de pertencimento ao grupo, regulador de idéias, vontades e sentimentos. O agir de acordo com a ordem social, “...que se confunde com a ordem do mundo” (1979, p. 48), passou para o imaginário destas mulheres como sinônimo de realização pessoal e sobretudo profissional, ditando a forma como as mesmas encarariam, por todo o seu percurso, a si mesmas e a função de professoras
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O desencantamento do mundo. São Paulo: Perspectiva, 1979.
_______________. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989. p. 7-15.
______________. Esboço de uma teoria da prática. In: Renato Ortiz (Org.). Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática, 1994, p.46-81.
_______________. Razões práticas - Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
_______________. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
CATANI, Denice Bárbara et. al. História, memoria e autobiografía na pesquisa educacional e na formação. In: ___________ (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A formação de professores revisita os repertórios guardados na memória. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.
PEREIRA, Marcos Villela. Subjetividade e Memória: Algumas considerações soibre formação e autoformação. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.