EDUCAÇÃO E SABERES: A LEGITIMAÇÃO DE VERDADES E SUJEITOS
Palavras-chave:
Educação, saberes legitimados, relações desiguaisResumo
O texto constitui-se numa revisão bibliográfica e objetiva refletir o porquê, a despeito da crítica que a educação vem construindo, mesmo os chamados “professores críticos” não conseguem, de forma geral, construir de fato o conhecimento com seus alunos e romper com o “messianismo” de levar a verdade a eles. Percorrendo uma parte da trajetória da educação européia, estabelece relações entre a gradual legitimação de determinados saberes e sujeitos com o contexto social da época. Conclui com questões colocadas já no início: se quisermos romper com a diferenciação entre os saberes necessitamos romper com o olhar hierárquico com que nos direcionamos àqueles que não participam de nosso saber legitimado. Este seria o principal ponto para se conseguir construir o conhecimento com os alunos (em contexto escolar ou fora dele), assim como valorizar o saber que possuem.
Downloads
Referências
CARMO, Paulo Sérgio. Aideologia do trabalho. 9. ed. São Paulo: Moderna, 1997.
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola – educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre:Artes Médicas, 1989.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura – na Idade Clássica. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
______. Vigiar e Punir – nascimento da prisão. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982.
MOREIRA, Janine. La dimensión educativa de la extensión rural en el contexto de la agroecología: las relaciones entre los saberes tradicional y moderno. Córdoba / Espanha, 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Córdoba, 1999.
PETITAT,André. Produção da escola/produção da sociedade – análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. PortoAlegre:Artes Médicas, 1994.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1992