WHAT DOES TECHNOLOGY FOR EFFECTIVE PEDAGOGY DEMAND OF LEARNERS AND INSTRUCTORS?

Autores

  • DRA. NANCY ROBBINS University of the Incarnate Word
  • DR. FRANCIS MUSA BOAKARI University of the Incarnate Word

Palavras-chave:

Tecnologia, Fatores Culturais, Características dos Estudantes, Ensino Aprendizagem

Resumo

Para Robbins et. al. (2002), há uma ligação importante entre o emprego das modalidades de comunicação intermediadas pelo computador, o ensino e a aprendizagem do aluno. Um levantamento de estudantes e entrevistas com professores tinham indicado que o uso do email e software para manejo online de curso contribuiu positivamente para o desempenho dos alunos porque se envolveram mais no processo de ensino-aprendizagem de diversas maneiras. De acordo com a literatura, durante este processo, tanto professor quanto alunos, assumindo maiores responsabilidades para ensinar e aprender constroem novos compromissos em suas relações. Utilizando estas informações como arcabouço teórico-metodológico, desenvolvemos observações, entrevistas, e grupos de foco com estudantes com a finalidade de investigar se os professores, com apoio de tecnologia computacional utilizando o correio eletrônico e programas para armazenamento online de material didático, ajudariam a nutrir uma pedagogia mais participativa. A análise descritiva e interpretação básica dos dados indicaram um aumento nas comunicações dos estudantes e das respostas dos professores. Isto é, com a utilização dos meios de comunicação pedagógica mediada pelo computador, professores e estudantes aumentaram as suas interações que possibilitaram maiores ganhos pedagógicos por todos envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

DRA. NANCY ROBBINS, University of the Incarnate Word

University of the Incarnate Word (UIW), San Antonio, Texas, EUA.

DR. FRANCIS MUSA BOAKARI, University of the Incarnate Word

University of the Incarnate Word (UIW), San Antonio, Texas, EUA.

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Publicado

2005-12-12

Como Citar

ROBBINS, D. N. ., & MUSA BOAKARI, D. F. . (2005). WHAT DOES TECHNOLOGY FOR EFFECTIVE PEDAGOGY DEMAND OF LEARNERS AND INSTRUCTORS?. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 46–57. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1453

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