ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, EscolaResumo
Adotando o conceito de letramento como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização - processo de codificação e decodificação da escrita, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com a finalidade de compreender como se dá a prática de alfabetizar e em que medida está vinculada à proposta de letramento. Apoiadas em autores como Soares (2000, 2003); Ferreiro (2001); Bakthin, (2003); Marcuschi (1983), Smolka (1989) buscou-se analisar a importância da contextualização e do letramento no processo de alfabetização. A partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que grande parte dos professores, não tem clareza da possibilidade de propiciar uma alfabetização na perspectiva do letramento. A pesquisa também revelou que esses profissionais não receberam suporte teórico - metodológico nos seus cursos de formação profissional que os preparassem para a importante tarefa de alfabetizar, propiciando também o letramento. Assim, pôde-se depreender a urgência da discussão e incorporação de conceitos de alfabetização para além da aquisição do código escrito e de letramento como práticas sociais de usos da língua.
Downloads
Referências
AZEVEDO, M. A; MARQUES, M. L. (Orgs.). Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez, 1995.
BAKHTIN, M. Estética da criação Verbal. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
COLELLO, S. M. G. “A pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita”. In: VIDETUR, n. 23. Porto/Portugal, Mandruvá, 2003, pp. 27 – 34 (http://www.hottopos.com/).
FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001 (coleção Questões da Nossa Época).
__________. Alfabetização e cultura escrita. In: Nova Escola. São Paulo, Ano XVIII, n. 162, Abril/Maio/2003, pp. 27 – 30.
IBGE, Censo Demográfico, Mapa do analfabetismo no Brasil, Brasília, MEC/INEP, 2003.
MARCUSCHI, L. A. A lingüística de texto: o que é e como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Séires Debates 1, 1983.
RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2 ed. São Paulo, Campinas: Cortez: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1989.
TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
VIGOTSKI, L. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.