O DIFERENCIAL DA PESQUISA SOCIOPOÉTICA: Encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante

Autores

  • SANDRA HAYDÉE PETIT Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Sociopoética, Formas de pesquisas coletivas, Diferencial do método

Resumo

A Sociopoética é uma abordagem de pesquisa que propõe ao grupo alvo da investigação se transformar em copesquisador de um tema gerador sobre o qual irá produzir conceitos desterritorializados perpassados de afetos – “confetos”, no âmbito de oficinas facilitadas pelo/a pesquisador/a oficial. Apesar de se distinguir pela recorrência ao corpo enquanto fonte de conhecimento, a Sociopoética é comumente confundida com outras formas de investigações realizadas em grupo. Pergunta-se: até que ponto a Sociopoética se diferencia notadamente da pesquisa-ação (lewiniana/existencial) e da pesquisa participante? Ou se tem a ver com as terapias grupais de Carl Rogers? Este artigo tem como objetivo trazer a compreensão do que a Sociopoética busca enquanto método. Para tanto, explora as convergências e diferenciações para com os referenciais acima mencionados, os quais têm em comum utilizarem o grupo como dispositivo de construção coletiva de conhecimento, mostrando as ênfases específicas da Sociopoética ao realizar o intuito de transformar para conhecer.

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Biografia do Autor

SANDRA HAYDÉE PETIT, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Ciências da Educação pelo Universite de Paris VIII, França. 

Referências

ADAD Shara Jane e PETIT, Sandra Haydée: Ideias sobre confetos e o diferencial da Sociopoética. Entrelugares – Revista eletrônica de Sociopoética e Abordagens afins, v. 1. n. 2, mar/ ago 2009. http://www.entrelugares.ufc.br.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

HAYDÉE PETIT, S. . (2012). O DIFERENCIAL DA PESQUISA SOCIOPOÉTICA: Encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 149–166. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1410

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