CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais

Autores

  • ANA CARMITA BEZERRA DE SOUZA Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Educação, Currículo cultural, Indústria cultural, Pedagogia da mídia

Resumo

Neste artigo elucidam-se aspectos dos processos formativos contemporâneos ao evidenciar características e espaços da educação intencional que ocorre a partir dos conteúdos ofertados pela mídia. Para as finalidades deste texto, tais conteúdos, que são encontrados em abundância em rádios, cinemas, shows, televisão, shoppings, internet, bancas e livrarias são denominados como currículo cultural. Discute-se o conceito de currículo cultural, bem como seus formatos e espaços de atuação pedagógica; apresentam-se as teorias que antecedem a ele - indústria cultural e semiformação - elaboradas pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer. E por fim, faz-se uma revisão de literatura das pesquisas que vêm sendo empreendidas no âmbito da educação, tendo como foco o currículo cultural e o desvelamento de suas ações pedagógicas. Constata-se que a escola ganha com isso grandes desafios e necessita atualizar discursos, currículos e atitudes pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CARMITA BEZERRA DE SOUZA, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí – curso de Pedagogia - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros -CSHNB; doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC; especialista em Didática da Arte Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria da Semicultura. Educação e Sociedade, Campinas, ano 18, n. 56, dez. 1996.

______. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1995.

______. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. 5. ed. São Paulo: T. A.Queiroz, 1987.

ALVES, Nilda. Espaço e tempo de ensinar e aprender. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Linguagens, espaços e tempos de ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BARGUIL, Paulo Meireles. O homem e a conquista dos espaços: o que os alunos e os professores fazem, sentem e aprendem na escola. Fortaleza: RCR, 2006.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 70. ed. Rio de Janeiro: Elfos, 1995. (Coleção Ciência & Sociedade, 3).

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

COSTA, Marisa Vorraber. Paisagens escolares do mundo contemporâneo. In. SOMMER, Luis Henrique; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas-RS: Ed. Ubra, 2006.

______. Ensinando a dividir o mundo: as perversas lições de um programa de televisão. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p.71-82, mai./jun./jul./ago. 2002.

______. A pedagogia da cultura e as crianças e jovens das nossas escolas. Revista a Página da Educação, ano 12, n. 127, P.34, jan. 2003. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2006.

FELIPE, Jane. Entre tias e tiazinhas: pedagogias culturais em circulação. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). Século XXI: qual o conhecimento? Qual o currículo? Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2002.

______. Televisão e educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FRAGO, Antônio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In. ______; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HORKHEIMER, Max; ADORNO, T. W. O iluminismo como mistificação das massas. In. Incompleto.

LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T. Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º Grau/ Série Formação de Professor).

LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira et al. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MENDES, Cláudio Lúcio. Jogos eletrônicos, educação e violência. Disponível em: <http://www.midiativa.org.br/index.php/midiativa/content/view/full/2460>. Acesso em: 26 jul. 2006.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

MOREIRA, Alberto da Silva. Cultura midiática e educação infantil. Disponível em: <http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=1&art=18>. Acesso em: 19 set. 2007.

MOREIRA, Antônio Flávio, CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In. BEAUCHAMP, Janete et al. (Orgs.). Brasília. Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

RAEL, Claudia Cordeiro. Gênero e sexualidade nos desenhos da Disney. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista de estudos feministas, Florianópolis: UFSC, v. 9, n. 1, p. 9-21,2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000100002>. Acesso em: 26 jan.2006.

______. Gênero e sexualidade para consumo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

______. Filmes infantis como máquinas de ensinar. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/25/ruthfrancinisabatt16.rtf>. Acesso em: 4 ago. 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.. ed. Belo Horizonte: Autêntica,2002.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco, 1988.

SOUZA, A. C. B. Os caminhos que (des)envolvem o currículo cultural. In: VASCONCELOS, José Gerardo et al. (Orgs.). I Encontro Norte Nordeste de Historiadores da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2006.

______. O currículo cultural da série Malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis-RJ:Vozes, 1995.

WILENSKY, Harold L. Sociedade de massa e cultura de massa. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. 5. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

BEZERRA DE SOUZA, A. C. . (2012). CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 81–110. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.