AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE SUAS ATIVIDADES DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • REJANE ESTHER VIEIRA MATTEI Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Professores, Atividades Docentes, Modalidade a distância

Resumo

O presente artigo tem como temática investigativa as percepções dos professores sobre suas atividades docentes, na modalidade a distância. Nessa perspectiva, vale destacar a ergonomia cognitiva, que conforme Borges (2010) e Falzon (2004), trata-se do estudo dos processos mentais, tais como a percepção, a memória, o raciocínio e as respostas motoras com relação às interações entre as pessoas e outros componentes de um sistema. Na ergonomia, a atividade é o que é feito, o que o sujeito mobiliza para efetuar a tarefa. A tarefa prescrita se define por um objetivo e pelas condições de sua realização. Dessa forma, entende-se que atividade é o conjunto dos processos que o sujeito aciona para realizar a Tarefa. Compreende-se que tais processos correspondem tanto as condições físicas, comportamentais, como os processos intelectuais e cognitivos. Os professores acabam realizando um processo de redefinição, de interpretação dessas tarefas (Tarefa Redefinida) de acordo com sua experiência pessoal e profissional, com sua competência, com seus objetivos pessoais e coletivos, elaborando, assim, uma ressignificação particular à Tarefa Prescrita. Posteriormente, temos a tarefa efetivamente realizada pelos professores, em termos de ações concretas realizadas dentro de um dispositivo fortemente instrumentado (Tarefa Realizada), que se constitui em síntese de todo o processo, isto é, a atividade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, análise documental e de conteúdo.

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Biografia do Autor

REJANE ESTHER VIEIRA MATTEI, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-2012). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2003). Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG-2010). Especialista em Controle da Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pesquisadora CAPES-DS.

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

VIEIRA MATTEI, R. E. . (2012). AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE SUAS ATIVIDADES DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 233–254. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1385

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