JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro

Autores

  • ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Juventude, Universidade, Mobilidade, Modo de vida, Projeto de futuro

Resumo

Partindo de uma perspectiva teórica que entende a juventude como heterogênea e diversa, o artigo analisa os diferentes modos de ser jovem universitário a partir de uma pesquisa realizada em Sobral, cidade polo da região norte do Ceará contemplada com as políticas de expansão da educação superior dos últimos 15 anos. Possuindo atualmente três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e cerca de 10 IES privadas, entre institutos e faculdades, Sobral recebe jovens de mais de 50 municípios da região que chegam à cidade em busca de uma formação de nível superior. Alguns desses jovens se deslocam diariamente de seus municípios de origem até Sobral em viagens que chegam a durar cinco horas (percurso de ida e volta), os que têm condições fixam residência no lugar elegendo como forma de moradia a coabitação com outros jovens, formando as repúblicas estudantis. A grande maioria deles é oriunda de famílias de baixa renda e busca, através da aquisição de um diploma de nível superior, realizar projetos de vida. Que modos de vida esses jovens desenvolvem ao longo do período dos estudos universitários? Que projetos de futuro intencionam realizar? Que nuances das políticas de expansão da educação superior no Brasil a realidade dos jovens universitários das cidades interioranas revela? Essas são questões que o estudo busca responder.

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Biografia do Autor

ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU).

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

MARTINS DE FREITAS, I. C. . (2013). JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 323–356. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353

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